Notícias



Mapeamento sobre suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes é apresentado em audiência

Discussão foi requerida pelo vereador João Clemente (PSDB), que conduziu o evento

956


Em 2021, foram registrados 35 boletins de ocorrência de suspeita de abuso sexual de criança e adolescente em Araraquara. Em 2020, foram 31 ocorrências. Os números foram apresentados na manhã desta quinta-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal, durante Audiência Pública sobre o 2º Mapeamento sobre Suspeita de Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, requerida pelo vereador João Clemente (PSDB).

 

Para Clemente, o cenário é alarmante. “Até mesmo porque os dados não condizem com a realidade por um fato: nem todos os abusos são notificados. Existe uma grande subnotificação”, lamenta.

 

O trabalho de mapeamento foi realizado pelo Conselho Tutelar e traz especificidades, como os perfis do suspeito e da vítima, os bairros, e dados sobre os autores das notificações. “Infelizmente, números nacionais ratificam que, de cada 100 denúncias de violações de direitos, 94 foram feitas por adultos. Daí a necessidade de empoderarmos essas crianças, de usarmos as escolas ou os serviços da rede, para que essa própria criança possa denunciar uma suposta violação, seja sexual ou outra”, aponta o conselheiro tutelar Márcio Servino.

 

Outro dado inquietante é o que diz respeito ao vínculo dos suspeitos com as vítimas. Apenas em 2021, 72% dos suspeitos eram padrastos, avós, tios, primos, conhecidos da família ou namorados das genitoras, e apenas dois deles foram presos. Para a conselheira tutelar Daiane Cardoso, é preciso ter cuidado para não culpabilizar a mãe e acolher a criança: “Essa mãe, muitas vezes, pode estar com medo, sofrendo ameaças e sofrendo tanto quanto essa criança. Não só essa mãe, mas todos nós, toda a sociedade precisa saber acolher essa criança, saber ouvi-la, sem julgamentos”.

 

Segundo os conselheiros, muitas crianças não denunciam a situação por medo, por se sentirem culpadas ou por não saberem como denunciar. Assim, adultos devem ficar atentos a alguns sinais: mudanças bruscas de comportamentos, medos excessivos e regressão em algumas atitudes são alguns dos principais alertas emitidos pelas crianças.

 

Na opinião do vereador João Clemente, a audiência pública foi produtiva por sensibilizar a sociedade e apontar para encaminhamentos. “Duas propostas são muito oportunas: aprimorar o trabalho junto ao programa Territórios em Rede da Prefeitura, e viabilizar a criação de um centro de referência específico para criança e adolescente em Araraquara”, cita o parlamentar.

 

Leis municipais de proteção

Desde 2009, Araraquara conta com a Semana Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, criada pela Lei nº 9.490/2019. Já a Lei nº 10.229/2021 institui, no Município, a campanha de conscientização Maio Laranja, que visa a reforçar a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

Também em 2021, foi publicada outra norma municipal, a Lei nº 10.218/2021, que obriga hotéis e estabelecimentos congêneres a fixarem placa com a advertência sobre a proibição de hospedagem de crianças ou adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis.

 

Denúncias

Para denúncias, acione o Creas Girassóis pelo telefone (16) 3322-0053, ou o Conselho Tutelar pelos números: (16) 3305-5600 e (16) 3322-0109. Também é possível denunciar pelo Disque 100 ou pelo aplicativo de celular “Direitos Humanos Brasil”.

 

Assista à audiência completa aqui.


Publicado em: 26 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!