62
Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (7), Márcia Aparecida Ovejaneda Lia – a deputada estadual Márcia Lia (PT) – recebeu o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” 2025, no Plenário da Câmara Municipal. A honraria, que está na 14ª edição, é concedida a mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou que tenham realizado trabalhos relevantes na valorização da mulher.
“Nada tão emblemático que esse momento para a nossa cidade. A criatura e a criadora”, disse a vereadora Fabi Virgílio (PT), relembrando a história da premiação, que foi criada em 2011, pela então vereadora Márcia Lia, e promulgada por meio do Decreto Legislativo nº 752/2011.
Fabi destacou em seu discurso a atuação política da homenageada. Para a vereadora, dentre outras contribuições, Márcia Lia inaugurou em Araraquara um processo de construção de comissões de estudos focadas em temas, com o objetivo de pensar soluções para a cidade de forma coletiva.
“Você foi responsável nesse parlamento por dar espaço, vez e voz para tantas outras mulheres, criando a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e oportunizando um espaço constante de discussão e de construção coletiva e participativa dentro dos mandatos eletivos”, disse.
A escolha da homenageada é feita anualmente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara dentre as sugestões apresentadas pelos vereadores, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil. Segundo a presidente do Conselho, Carolina Doin, a intenção é que o prêmio seja um incentivo para que mais mulheres ocupem espaços, inspirem comunidades e continuem a construir um futuro em busca da igualdade.
“Esse prêmio é um símbolo que carrega o nome da professora Heleieth Saffioti, uma mulher à frente do seu tempo, que se dedicou ao estudo das complexas relações de gênero em uma sociedade de classes, deixando um legado inestimável para o feminismo brasileiro e global. Honrar a Heleieth é reafirmar o nosso compromisso com a igualdade e com a justiça social”, afirmou Doin.
Na visão da representante das Promotoras Legais Populares (PLPs), Rita Ferreira de Cássia, o prêmio também contribui para a visibilidade de lutas femininas. “Nessa perspicácia da Heleieth Saffioti, a gente vê a perspicácia da Márcia em discutir as políticas para mulheres na nossa cidade desde sempre, de estar relacionando em todos os seus trabalhos a mulher”, disse.
Para a deputada estadual Thainara Faria (PT), é necessário reconhecer a luta e as contribuições de pessoas que, como Márcia Lia, vieram antes e continuam trabalhando. “Eu posso dizer com segurança que, talvez, eu não seria deputada hoje se a Márcia Lia não tivesse sido coordenadora do Orçamento Participativo [OP], candidata à prefeita de Araraquara, deputada estadual por três mandatos”, declarou.
“Nós somos uma grande mistura”, comentou Meire Silva, chefe de gabinete da deputada estadual, relembrando que a relação com Márcia Lia já existe há 25 anos. “Não é só da política, mas da nossa convivência, de tudo que a gente fez junto e de tudo que nós construímos. E nós não só construímos política, nós construímos vidas. Nós nos construímos a partir da construção política, e isso não tem como separar”, complementou Meire, que também é presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB – 5ª Subseção Araraquara.
‘Alegria de compartilhar o momento’
Agradecendo a presença de todos, Márcia Lia relembrou sua trajetória e a criação da honraria. “Quando nós criamos esse prêmio, não poderia ter outro nome que não fosse o da professora Heleieth Saffioti pela história de luta difícil em defesa das mulheres, do feminismo, das políticas emancipatórias para nós mulheres. Então, eu quero dizer da minha alegria de compartilhar esse momento com vocês”, comentou.
A homenageada destacou, ainda, a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e ressaltou que acredita na participação social como ferramenta fundamental na criação de políticas públicas que promovam melhorias na vida da população.
“Eu espero que outras tantas mulheres se espelhem nessas mulheres que estão aqui, para que a gente possa cada dia mais construir um mundo mais justo, mais humano, mais fraterno, mais solidário. Um mundo onde a desigualdade possa ser cada dia menor”, completou.
Demais autoridades
Também estiveram presentes na sessão os vereadores Paulo Landim (PT), Aluisio Boi (MDB) e Marcão da Saúde (MDB); Laís de Conti, do Centro de Referência da Mulher, representando a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; a presidente da OAB – 5ª Subseção Araraquara, Clara Alvarenga; a presidente da Cooperativa Acácia, Helena Francisco da Silva, vencedora do Prêmio Mulher Destaque 2018; e a ex-secretária de Saúde de Araraquara Eliana Honain, que recebeu o prêmio em 2021.
Sobre a homenageada
Natural de Araraquara, Márcia Lia é advogada, professora e política brasileira. Entrou para a vida pública em 2001, assumindo a Coordenadoria de Participação Popular na primeira gestão de Edinho Silva (2001-2004), quando foi implantado o Orçamento Participativo (OP).
Entre 2005 e 2008, Márcia assumiu a Secretaria de Governo e, nas eleições de 2008, foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de Araraquara. Em 2014, foi eleita deputada estadual pela primeira vez e atualmente cumpre seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Conheça mais sobre a homenageada aqui.
Relembre todas as homenageadas no Memorial da Câmara.
Para ver e rever
A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro) e pode ser conferida na íntegra no Facebook e no YouTube.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede serviços de reparos gerais da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabe...
No dia 3 de julho, o vereador Marcão da Saúde (MDB) enviou a Indicação nº 3188/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma cobertura metálica e de assentos na área externa da Unidade de Saúd...
A paralisação da obra da ponte entre os bairros Maria Luiza III e Jardim Aclimação tem gerado transtornos aos moradores da região. Por isso, o vereador Marcelinho (Progressistas) enviou o Requerime...
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.