Notícias



Marielle Franco segue presente inspirando outras mulheres

Após quatro anos da morte da vereadora, Câmara realizou Mesa Redonda ‘Marias, Mahins e Marielles’

1813


Na noite da segunda-feira (14), a Câmara realizou a Mesa Redonda “Marias, Mahins e Marielles”, com o intuito de debater a falta de respostas em relação à morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, ocorrida há quatro anos. O debate foi requerido pela presidenta da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, Fabi Virgílio (PT), e contou com a participação das demais parlamentares da Casa de Leis: Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT).

 

Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, foi assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Estácio, região central do Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018. Porém, até o momento, o crime não foi solucionado.

 

“Nós estamos há quatro anos sem respostas, ninguém se importa, ninguém se incomoda. Que horas teremos a resposta e a punição de quem executou Marielle e Anderson?”, questionou Thainara.

 

O Ministério Público do Rio de Janeiro ainda não analisou parte do material da investigação dos assassinatos, isso porque parte dos arquivos foi entregue aos promotores apenas na terça-feira (8).

 

“Cadê o Estado, cadê a Justiça desse país, onde estão as intuições fortes as quais tanto defendemos? Diante do cenário de omissão de autoridades que temos visto, difícil ao menos não imaginarmos que forças poderosas estejam impedindo as investigações”, reiterou Fabi.

 

Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos e atuava no combate às milícias na capital carioca. “Foi uma parlamentar que esteve ali junto com a Polícia vivenciando aquela situação caótica do Rio de Janeiro. Ousou se posicionar contra as milícias e contra seus principais capitães. Eu olho para ela com uma profunda inspiração. Todo parlamentar, homem, mulher, tinha que olhar para a Marielle e ver um espelho”, refletiu Luna.

 

Ainda que o crime não tenha sido solucionado, Marielle segue presente inspirando muitas mulheres. “Como ela nos ensinou, nós iremos ocupar todos os espaços e vivas. Porque vivas que queremos estar, vivas que vamos continuar a luta e vivas que iremos resistir a tudo isso. Nós queremos ocupar a política pública. Nós queremos que o Estado reconheça as mulheres enquanto sujeitas detentores de direitos”, finalizou Filipa.


Publicado em: 15 de março de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Via do Vale do Sol precisa de melhorias na sinalização de trânsito

29 de agosto de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL) solicita a repintura das faixas de sinalização de trânsito no solo em toda a extensão da Rua Antônio Honório Real, no Vale do Sol....



Saúde apresenta informações sobre protocolos, capacitação e fluxos de atendimento do Caps-AD

29 de agosto de 2025

No início de agosto, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) encaminhou um Requerimento à Prefeitura solicitando informações sobre protocolos, capacitação e fluxos de atendimento do Centro de Atenção P...



Atuação da Fundesport no 1º semestre de 2025 é fiscalizada  

29 de agosto de 2025

A atuação da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) no primeiro semestre é assunto de Requerimento apresentado pelo vereador Alcindo Sabino (PT). No documento, direc...



Entrega de medicamentos é realizada em 24 unidades de saúde em Araraquara

29 de agosto de 2025

A rede municipal de saúde possui 24 unidades que fazem a entrega de medicamentos, segundo explicações da Prefeitura em resposta a um requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT). A parlamentar havi...



Debate sobre escolas cívico-militares reúne dezenas de pessoas na Câmara

28 de agosto de 2025

              Dezenas de pessoas compareceram ao Plenário da Câmara para a Audiência Pública “Escolas Cívico-Militares em Araraquara” nesta quarta-feira (27). O evento, convocado pelo vereador Cor...



Praças Nossa Senhora das Graças e Faveral precisam de serviço de limpeza

28 de agosto de 2025

Duas praças em Araraquara estão precisando de limpeza, aponta o vereador Michel Kary (PL), que apresentou duas indicações à Prefeitura, solicitando a realização do serviço nos locais.   A primeir...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!