Notícias



Meio Ambiente responde sobre combate a incêndios

Vereadora Luna Meyer (PDT) apresentou requerimento ao Executivo após audiência pública na Câmara sobre tema

306


No dia 27 de agosto, a Câmara realizou audiência pública sobre as queimadas no município. “Os dados revelados foram alarmantes e as respostas aos ofícios enviados por nosso gabinete ao Corpo de Bombeiros demonstraram que o número de incêndios em Araraquara duplicou”, destacou a vereadora Luna Meyer (PDT) no Requerimento nº 934/2021, enviado à Prefeitura no dia 30 de setembro, solicitando informações sobre investimentos no combate e prevenção de incêndios.

A parlamentar questionou quais foram as medidas e ações adotadas pela Prefeitura para prevenir incêndios no município, nos anos de 2019, 2020 e 2021; quanto foi investido na prevenção aos incêndios nesses três últimos anos, com especificação da origem da verba e a respectiva aplicação; qual o valor investido no combate aos incêndios nos referidos anos, também com especificação da origem da verba e a respectiva aplicação; os prejuízos (ecológicos e materiais) registrados e mensurados com incêndios; a verba investida no Corpo de Bombeiros; as ações previstas para os próximos anos no que concerne à prevenção a incêndios; e como efetivamente está sendo executada a Lei Complementar Municipal nº 816/2011, bem como outras leis, decretos e convênios municipais que versam a respeito das queimadas no município.

Luna também pediu a apresentação de todas as medidas, protocolos e leis mais recentes aplicadas pelo Executivo no que tange a temática abordada pela audiência, no sentido de promover o combate e a minimização das queimadas no município.

“O requerimento visa a representar demandas de informações a fim de contribuir para construção de soluções governamentais através das reuniões e debates da Frente Parlamentar do Meio Ambiente e de Proteção e de Defesa dos Animais, da qual estou presidenta e sou representante”, afirmava a vereadora.

Em resposta, o gerente de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Carlos Alberto Ferreira, explicou que a Gerência é composta por nove servidores públicos concursados, sendo que na área de fiscalização são três agentes ambientais, um gerente e um fiscal municipal. “Hoje a Gerência utiliza os equipamentos para realizar atividade de fiscalização: 4 smarthphones/celulares com programas específicos para fiscalização ambiental, 5 computadores para utilização em procedimentos on-line e elaboração de multas e 3 motocicletas com baú disponíveis para a fiscalização.”

Ferreira detalhou que a Gerência utiliza os seguintes programas com finalidade de fiscalização da Lei nº 816/2011: GIAP (consulta cadastro e lançamento de multas), Mobily Topográfico (medição de área), Sistema de Protocolo da Prefeitura, MTAponta (programa para fiscalização, consulta de cadastro e lançamento de multas) + Timestamp Câmera (programa para fotografar as denúncias e fiscalizações realizadas contendo dia, mês, ano e localização da imagem), MTServe (programa para gerenciar o programa MTAponta) e Quantum GIS (programa para elaboração de mapas e medição de áreas que sofreram impactos ambientais).

“A função da Gerência é fiscalizar toda área do município, principalmente a área urbana, orientar a população e proprietários de imóveis, autuar as áreas que sofreram queimadas urbanas, auxiliar tecnicamente a Secretaria de Meio Ambiente e atender solicitações do Ministério Público Ambiental, Ministério do Trabalho, Polícia Ambiental, Guarda Municipal e as demais secretarias municipais”, finaliza o gerente.

No documento de resposta, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, encaminha todos os documentos solicitados pela parlamentar.


Publicado em: 17 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...



Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

19 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...



Câmara vota orçamento 2025, cavalgadas, ajuda financeira a entidades e outros projetos

18 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas e outras propostas compõem a pauta de votação dos vereadores em duas s...



Refis 2024

18 de novembro de 2024

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 segue aberto até dia 30 de novembro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas, m...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!