Publicado por: Amanda Rocha/A CidadeON
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No fim de julho deste ano, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) protocolou um
documento, questionando a Prefeitura sobre o pontilhão próximo à antiga fábrica da Nestlé, localizado no cruzamento entre as ruas Matheus de Nóbile e Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Alvorada.
“Considerando a importância de uma infraestrutura viária segura e adequada para o trânsito de veículos e pedestres em Araraquara e que o antigo pontilhão é uma estrutura que atualmente possui uma linha férrea desativada, apresentando limitações de espaço, onde dois carros não conseguem passar simultaneamente, além de não contar com um local seguro para o trânsito de pedestres, requisito informações sobre o local mencionado”, afirma o parlamentar.
No documento, Angeli observa ainda que em dias de chuva o local frequentemente fica alagado, agravando as condições de segurança para motoristas e pedestres.
Diante dos fatos expostos, o vereador pergunta se existem planos ou projetos para a reestruturação ou ampliação do pontilhão, de modo a permitir a passagem segura de dois carros simultaneamente e a inclusão de uma via segura para pedestres. Ele questiona também a respeito de medidas tomadas para melhorar a drenagem no local e prevenir alagamentos, especialmente durante dias de chuva, e se existe cronograma previsto para a execução de melhorias no pontilhão. Em caso afirmativo, o parlamentar solicita cópia do calendário do serviço a ser prestado.
Na resposta, o gerente de Drenagens, Marcos Oliveira, informou que existe a previsão de implantação de novas bocas de lobo para melhorar a drenagem existente sob o pontilhão da Nestlé e que essa obra será executada com contribuição da empresa MRV, responsável pelo condomínio de apartamentos na Avenida Mário Zampieri, com possível conclusão até a finalização do empreendimento.
A respeito da passagem sob a linha férrea, o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que o local apresenta problema de operação de trânsito devido à impossibilidade de mão dupla no trecho.
“A solução encontrada para resolver essa questão foi a abertura de passagem em nível pela ferrovia desativada no final da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, interligando com a Avenida Mario Zampieri pela Vila Renata, conforme croqui apresentado no documento.
Ele acrescentou que o custo dessa intervenção é estimado em torno de R$ 400 mil, considerando-se o trecho a ser pavimentado e o recapeamento do entorno. “A implantação dessa melhoria depende de disponibilidade orçamentária, motivo pelo qual o serviço ainda não foi realizado.”
Para o vereador, "conseguir a liberação do orçamento para viabilizar essas melhorias é uma necessidade urgente. Com o crescimento acelerado dos bairros e a chegada de novos empreendimentos na região, o pontilhão se torna um ponto crítico que, sem as devidas intervenções, poderá agravar ainda mais o fluxo já caótico de veículos e pedestres, colocando em risco a segurança de todos. Garantir uma infraestrutura adequada agora é essencial para evitar problemas maiores no futuro e promover uma mobilidade urbana eficiente".
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