Notícias



Melhorias na Praça da Independência são reivindicadas

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) foi até o local conversar com moradores, comerciantes e representantes da Prefeitura

1211


Quem passa pela Praça da Independência, o tradicional Jardim Público, se assusta com o abandono do espaço. Sujeira, segurança e falta de manutenção fazem com que o araraquarense se esqueça de que o lugar já foi referência para aqueles que desejavam passear, brincar, caminhar ou mesmo passear.

 

Quem trabalha na região explica que o descaso com o patrimônio público tem trazido transtornos para quem transita pela praça. “Nesses dias, uma senhora tropeçou em um buraco, caiu e quebrou a clavícula”, explicou Elaine Oliveira, proprietária da banca de revistas.

 

Lia de Lucca, que mora no entorno, procurou o vereador Rafael de Angeli (PSDB) para pedir providências ao Executivo. Na tarde da quarta-feira (4), o parlamentar foi até a praça para discutir as demandas do local juntamente com o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira, a coordenadora da Guarda Municipal, Juliana Zácaro, a diretora de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Katia Castro Matteo, a gerente da Proteção Básica, Ana Cássia Limeira Volpe, a representante da Secretaria da Assistência Social, Maria Cecília Sambrano, moradores e comerciantes do bairro.

 

Kátia explicou que a parte de vistoria da área e manutenção da área verde, bem como os pontos de vazamento de água, são responsabilidades do Daae, porém o reparo do calçamento e a colocação de pontos de iluminação da rua são funções da Secretaria de Obras e Serviços.

 

O problema social também foi discutido. Maria Cecília reiterou que a Assistência Social disponibiliza serviços para as pessoas em situação de rua, mas que a decisão de sair ou não do local é da pessoa. “Ela tem o direito de ir e vir, ninguém pode obrigá-la a sair do local, porém, a partir da revitalização da praça, é possível que as pessoas que dormem aqui também ajudem a cuidar do lugar”. Opinião similar foi compartilhada pelo Coronel João Alberto, que propôs melhorias para a segurança do local. “Temos três problemas: estrutural, social e criminal. O que devemos fazer é a prevenção primária. Toda vez que permitimos que o patrimônio seja depredado devido à falta de manutenção, possibilitamos a ocorrência de outros problemas. Por isso, ao melhorar a iluminação e a limpeza, consequentemente, aumentamos a segurança”, explicou.

 

Ao final, cada representante comprometeu-se a encaminhar as demandas de responsabilidade. Nos próximos dias, Angeli conversará com a secretária de Obras e Serviços, Anna Padilha, para repassar os pedidos da população.

 

“Infelizmente nossas praças estão esquecidas pelo poder público. Esperar ganhar revitalizações no Orçamento Participativo, onde cada bairro tem outras e grandes prioridades, é inadmissível. Esperamos que a Prefeitura e as Secretarias tenham mais zelo com nossas praças e jardins públicos. São os poucos locais que ainda existem para um lazer e até mesmo para a prática de exercícios pela população, como até mesmo uma simples caminhada. Continuaremos apontando e cobrando soluções” afirma o vereador.

 

Confira as fotos aqui.


Publicado em: 06 de setembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!