Publicado por: Foto: Arlesson Sicsú/SEMCOM - Agência Senado
580
A possibilidade de implementação de merenda escolar inclusiva para crianças com restrições alimentares foi tema do Requerimento nº 1253/2025, enviado pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos) à Prefeitura.
No documento, o presidente da Câmara considera que a alimentação escolar é um direito garantido por lei e que é dever do Estado garantir a segurança dos alunos, inclusive em relação à alimentação.
O parlamentar menciona que existem relatos de que a infraestrutura nas cozinhas escolares é precária, apresentando riscos de contaminação cruzada, cardápios restritivos e repetitivos, falta de utensílios exclusivos, protocolos de segurança alimentar e capacitação das equipes escolares para lidar com possíveis reações alérgicas.
Dentre os questionamentos estão o número de crianças com alergias alimentares na rede municipal de ensino, a existência de previsões de aquisição de utensílios e para ampliação da variedade de alimentos no cardápio.
O vereador questiona também se a alimentação inclusiva está contemplada nas diretrizes orçamentárias e se o Poder Executivo está disposto a dialogar sobre o assunto para construir políticas públicas voltadas à questão.
“Estamos falando de garantir que todas as crianças, independentemente de suas restrições alimentares, tenham acesso a uma alimentação segura, variada e preparada com responsabilidade. Não é apenas uma questão de saúde, mas também de inclusão e dignidade”, comenta Angeli.
“Queremos que Araraquara seja exemplo para o Brasil na implementação de uma política pública estruturada, que una protocolos claros, capacitação de profissionais e diálogo com as famílias”, conclui o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.