Notícias



Merlos confirma ‘rumores’ sobre suspeitas na doação de áreas



1933


O ex-vice-prefeito e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, afirmou desconhece esquema de cobrança de propinas para doação de áreas pelo município, mas admitiu que “ouvi rumores desde o governo Edinho”. A declaração foi dada em depoimento na tarde da sexta-feira (8) à Comissão Especial de Inquérito (CEI).

 

Merlos relatou atritos com o ex-vereador Ronaldo Napeloso que resultaram em sua saída do governo Marcelo Barbieri (PMDB). De acordo com ele, Napeloso indicou Cristiano Rumaquelli para trabalhar na Secretaria, mas o apadrinhado do ex-parlamentar não atuava conforme as determinações e não cumpria horários, por isso foi advertido e, posteriormente, exonerado.

 

Segundo Merlos, após a exoneração a relação entre ele e Napeloso deteriorou-se de vez. O ex-vereador chegou a pedir a demissão do então secretário ao prefeito. Ele contou que Barbieri tentou convencê-lo a se afastar. “Não aceitei me demitir e falei para o prefeito que o cargo era dele e se ele o quisesse de volta, que me demitisse. Não poderia aceitar entregar a Secretaria para o Napeloso”, disse.

 

Valter Merlos explicou que “não concordava com a maneira de legislar” do ex-vereador. “Por isso, falei ao prefeito que só aceitaria me demitir se a Secretaria fosse entregue para qualquer outro que não o Napeloso, mas o prefeito optou pelo Napeloso e eu acabei sendo demitido”.

 

Doações

O ex-secretário confirmou ter havido doações de áreas a pedido do ex-vereador e ex-colega de partido e de outros parlamentares, mas negou ter conhecimento sobre qualquer tipo de pressão ou ingerência sobre a fiscalização de empresas ou ameaças e perseguição a funcionários e fiscais.

 

Merlos salientou ter intensificado a fiscalização sobre áreas doadas entre setembro de 2010 e janeiro de 2011 e chegou a retomar cerca dez doações. Quanto a supostas pressões para liberação de alvarás de funcionamento, disse que tinha liberdade para atuar e que “o prefeito sempre respeitou minhas decisões”.

 

O segundo depoimento foi de Paulo Sérgio Sgobbi, titular da Pasta durante sets anos do governo Edinho Silva (PT). O ex-secretário relatou o funcionamento e procedimentos da Secretaria, esclareceu dúvidas sobre algumas áreas doadas no período dele e anteriormente, e acerca de questões relacionadas à fiscalização.

 

Sgobbi negou qualquer ingerência política ou interferência de Napeloso ou outras pessoas e garantiu que “minha escolha para a Secretaria foi técnica e sempre adotei critérios técnicos” para a gestão. Ele também negou ter conhecimento sobre pagamentos de propinas ou negociatas para a doação de áreas.

 

Comissão

Com as oitivas da semana, a CEI ouviu cinco ex-secretários e um ex-coordenador da antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atual Secretaria Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável.

 

Os próximos depoimentos serão de 11 empresários beneficiados com doações ou concessões de áreas entre 2003 e 2013. As audiências estão marcadas para os dias 14 de novembro, às 9 horas, 11h30 e 14h30; 18 de novembro, às 14 horas, 16h30 e 18h30; e, 21 de novembro, às 9 horas, 11h30, 14h30, 16h30 e 18 horas.

 

A CEI foi constituída em 11 de setembro deste ano para apurar indícios de desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e de esquemas de cobranças de propina para a concessão de áreas e aprovação de projetos no período de 2003 a 2013.

 

A Comissão é composta por Donizete Simioni (PT), presidente; Aluísio Braz, Boi (PMDB), relator; e, pelos vereadores Edna Martins (PV), Geicy Sabonete (PSDB) e Dr. Helder (PPS). Eles terão 90 dias, prorrogáveis, até 12 de dezembro, para concluir os trabalhos.


Publicado em: 09 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 06/02

06 de fevereiro de 2026

Feiras Tem Feira Aqa Criativa nesta sexta-feira (6), das 18 às 22 horas, na Praça das Bandeiras, no Centro, com expositores de artesanato, gastronomia, brechós e vinil.   Já no sábado (7), das 1...



Agenda Esportiva – 06/02

06 de fevereiro de 2026

Futebol Pela 8ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o XV de Piracicaba no sábado (7), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo nos canais do YouT...



Andamento dos editais do Carnaval 2026 é alvo de questionamentos

06 de fevereiro de 2026

O Requerimento nº 253/2026, de autoria de Filipa Brunelli (PT), foi encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) com o objetivo...



Criadores de abelha

06 de fevereiro de 2026

A Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde de Araraquara está solicitando que todos os meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) do município preencham um formulário cadastral para r...



Câmara realiza Audiência Pública ‘Mulheres e Meninas na Ciência’

06 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza, na quarta-feira (11), às 19 horas, a Audiência Pública “Mulheres e Meninas na Ciência”, convocada pela vereadora Fabi Virgílio (PT).   O debate tem como objetivo “refletir sobre...



Câmara nomeia novo servidor para o cargo de consultor legislativo

05 de fevereiro de 2026

Na tarde desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Araraquara nomeou Luan Henrique Bailly para o cargo de consultor legislativo. O novo servidor será integrado à equipe da Diretoria Legislativa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!