757
Falta de computadores, ausência de aparelhos de ar condicionado e mobiliários deteriorados pela ação do tempo. Essa foi a situação encontrada pelo presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), em visita de fiscalização a dois centros de saúde recém-reformados, localizados no Parque Residencial Cecap e no Jardim Iguatemi.
Acompanhado por Abelardo Ferrarezi de Andrade, secretário municipal da Saúde, e Gabriela Tedeschi, gerente do Programa de Saúde da Família (PSF), o parlamentar ouviu relatos de servidores, que resultaram no protocolo de nove indicações e um requerimento.
CMS 'Dr. Renato Guimarães Bastos' (Cecap)
Uma placa colocada na área externa informa que mais de meio milhão foi investido na revitalização do Centro Municipal de Saúde (CMS) "Dr. Renato Guimarães Bastos". Porém, segundo os funcionários do local, as obras entregues em outubro de 2024 não contemplaram todas as necessidades da unidade.
Uma das queixas é que o madeiramento do telhado não foi trocado e, apenas na recepção e na sala de espera, os pisos antigos foram totalmente substituídos. Nos consultórios e demais dependências, o revestimento aplicado permanece o mesmo. Armários de aço, mesas e cadeiras estão enferrujados, comprometendo a segurança e a funcionalidade do espaço.
Na entrada e na sala de espera, a falta de aparelhos de ar condicionado, torna o ambiente quente e desconfortável para quem ali permanece. Além disso, o banheiro feminino para pessoa com deficiência (PCD) está interditado para uso após furto das torneiras.
Os computadores disponíveis para o trabalho da unidade estão defasados, afetando a qualidade e a velocidade dos serviços prestados à população, pois os servidores constantemente precisam acessar cadastros e registrar informações referentes aos pacientes. Atualmente, três clínicos gerais, um pediatra, um ginecologista e dois dentistas atendem os moradores do Cecap e bairros vizinhos.
Tendo em vista as demandas recebidas e o cenário encontrado na unidade de saúde, Angeli sugeriu à Prefeitura melhorias para o local, que também contemplaram a implantação de vagas de estacionamento em 45 graus em frente ao CMS do Cecap, melhorando a acessibilidade dos usuários.
O vereador também questionou o valor total da obra, solicitando o detalhamento dos investimentos aplicados, relatório de entrega da reforma e conformidade dos serviços, além do planejamento de manutenção contínua da infraestrutura da unidade após as intervenções realizadas em 2024.
CMS 'Enfermeira Kimiko Yuta' (Jardim Iguatemi)
Na sequência, o parlamentar seguiu até o Jardim Iguatemi e visitou o CMS “Enfermeira Kimiko Yuta”, que também passou por obras de reforma e ampliação, concluídas em novembro do ano passado. De acordo com uma faixa colocada na parte externa, foram investidos na renovação da unidade R$ 379,5 mil.
Logo na chegada, Angeli foi recepcionado por algumas servidoras, que relataram problemas semelhantes aos encontrados na unidade de saúde do Cecap, como falta de computadores e necessidade de instalação de aparelhos de ar condicionado.
Segundo as trabalhadoras do CMS do Jardim Iguatemi, a quantidade de equipamentos disponíveis é insuficiente e, muitas vezes, elas precisam compartilhar as máquinas de outros setores durante os atendimentos ao público, que acontecem em um espaço quente e mal arejado, principalmente nos dias de calor intenso, devido à ausência de climatização e ventiladores quebrados.
Após a reforma, o balcão de atendimento permaneceu totalmente aberto e sem qualquer tipo de proteção que limite o contato físico entre os agentes públicos e a população. A fixação de uma divisória transparente promoveria um ambiente mais seguro a todos e, por isso, também foi sugerida ao parlamentar.
Outro ponto abordado durante a conversa foi a localização dos armários destinados a guardar os pertences dos funcionários do posto de saúde, que hoje ficam na sala de espera e expostos à comunidade. Tal situação vem causando transtornos e insegurança, tendo em vista ocorrências de furtos, que podem ser verificadas em foto anexa ao documento, que indica arrombamento das portas fechadas com cadeados.
“Unidades recém-reformadas não podem continuar com problemas estruturais. A falta de climatização, mobiliário deteriorado e equipamentos insuficientes afetam servidores e pacientes. Seguiremos fiscalizando e cobrando providências para que as melhorias sejam feitas com urgência. Saúde de qualidade precisa ser realidade, não promessa”, completou o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Aniversário da cidade A programação cultural celebrando o aniversário de Araraquara tem início nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a Mostra de Curtas (Paulo Del...
Futsal Pela Liga Sul Minas de Futsal, a equipe masculina Sub-18 da Fundesport Araraquara enfrenta o líder Luiz Antônio, em Rincão (SP), na sexta-feira (22), às 20h40, encerrando a fase de gr...
A manhã da terça-feira (19) trouxe boas novidades para os moradores das regiões das Unidades de Saúde da Família (USFs) “Prof. Dr. Tatsuko Sakima”, no Jardim Indaiá, e “Dr. José Ricardo de Carva...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...
As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.