Notícias



Michel Kary é eleito vice-presidente da Câmara Municipal

Revogação de lei que autorizou venda e doação de imóveis entre Prefeitura e Daae teve votação prejudicada

4292


 

O Plenário da Câmara Municipal elegeu na tarde desta terça-feira (6) o vereador Michel Kary (PL) para o cargo de vice-presidente da Casa para o restante do biênio 2025-2026. Houve quatro candidaturas para o cargo: além de Kary, Aluisio Boi (MDB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim (PT) propuseram-se a ocupar a cadeira, porém Boi e Landim retiraram as candidaturas em seguida. Kary foi eleito por 10 votos a 8 (para Marcão).

 

A composição da Mesa Diretora passa a ser: Rafael de Angeli (Republicanos), presidente; Michel Kary (PL), vice-presidente; Geani Trevisóli (PL), primeira secretária; e Balda (Novo), segundo secretário.

 

O novo vice-presidente adiantou que abrirá mão de sua função como líder do Governo na Câmara. O líder do Governo é o vereador que tem o papel de explicar aos vereadores os projetos que são enviados à Câmara Municipal pela Prefeitura. A retirada será comunicada oficialmente pelo Executivo nos próximos dias, bem como o nome do novo líder.

 

A segunda propositura da tarde foi o projeto da Prefeitura com o objetivo de revogar (anular) a Lei nº 11.400, de 27 de novembro de 2024, que autorizou a alienação (venda) e a doação de imóveis entre o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e o Município.

 

Segundo o Executivo, existe a necessidade de correção de irregularidades apontadas pelo Ministério Público (MP), já que um inquérito teria constatado inconsistências nos critérios de avaliação dos imóveis e potenciais irregularidades na destinação dos bens públicos. O MP também teria relatado que o pagamento de dívidas do Município com imóveis públicos viola a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Com 8 votos favoráveis e 7 contrários, o projeto teve a votação prejudicada, o que significa que não houve votos suficientes para sua aprovação ou reprovação. Ele poderá retornar à Casa para apreciação.

 

Tribuna Popular

 

No início da Sessão Ordinária, o cardiologista José Antonio Caracciolo ocupou a Tribuna Popular para apresentar a Associação Procordis Araraquara – "Um projeto de Todos para Todos".

 

Requerimentos

 

Ao final da sessão, foi aprovado o encaminhamento de dois requerimentos a órgãos externos ao Município em forma de moção.

 

Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Estudos de Direitos Humanos – Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB) – apresentaram uma Moção de Repúdio aos ataques do tenente-coronel José Thomaz Costa Júnior à liberdade de imprensa e a uma jornalista do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), durante fala proferida na tribuna da cidade, na sessão de 22 de abril de 2025.

 

O outro requerimento aprovado foi uma Moção de Repúdio às fraudes praticadas contra aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgadas recentemente pela imprensa. O documento foi protocolado pelos vereadores Enfermeiro Delmiran (PL), Balda (Novo), Coronel Prado (Novo), Cristiano da Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Emanoel Sponton (Progressistas), Geani Trevisóli (PL), Marcelinho (Progressistas), Michel Kary (PL) e Rafael de Angeli (Republicanos).

 


Publicado em: 06 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

CEI do Assédio no Serviço Público receberá denúncias por e-mail

08 de outubro de 2025

  A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais.   A comissão, instalada a...



Transporte escolar: nova lei abrirá exceções para alunos com dificuldades de acesso a unidades  

08 de outubro de 2025

    Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e...



PL sobre divulgação permanente de informações de pessoas desaparecidas é aprovado na Câmara

08 de outubro de 2025

  A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...



Sessão do Parlamento Jovem 2025 acontece nesta quinta-feira (9) na Câmara

08 de outubro de 2025

Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...



Nova servidora toma posse e inicia trabalho na Câmara de Araraquara

08 de outubro de 2025

Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...



Crédito de R$ 53,7 milhões no orçamento será tema de Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (9)

08 de outubro de 2025

A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!