1551
No dia 11 de setembro, a Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa) registrou, novamente, um incidente envolvendo um caminhão preso sob o viaduto “Gerson Massafera”, próximo ao Terminal Central de Integração. Três dias depois, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), enviou, à Prefeitura, o Requerimento nº 869/2021, pedindo informações sobre o funcionamento dos alarmes sonoros na via.
Os alarmes foram instalados com o objetivo, justamente, de impedir acidentes e alertar quanto à altura do viaduto, que é de 4 metros. No documento, além do funcionamento, o parlamentar questionava a quantidade de alarmes instalados na Via Expressa e quais outras sinalizações são utilizadas para alertar os motoristas.
Angeli também perguntava se haveria algum estudo para instalação de outras tecnologias, a fim de evitar acidentes com caminhões que, por ventura, não visualizem os alertas existentes.
“Queremos entender quais medidas estão sendo tomadas ou planejadas para evitar esse tipo de incidente, pois causa grande transtorno em uma das principais vias da nossa cidade”, explicava o vereador.
Em resposta, o coordenador executivo de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que o alarme sonoro existente na Via Expressa, no sentido Praça das Roseiras – Terminal Rodoviário, está funcionando, e há, ainda, sinalizações ao longo da via.
Sobre estudos ou programação de instalação de novas tecnologias com o objetivo de evitar acidentes com caminhões que não visualizam os alertas hoje existentes, Carneiro responde que, no momento, não há nenhum projeto nesse sentido.
Angeli enfatiza que são necessárias mais ações de prevenção nesse sentido. “Acidentes ainda ocorrem no local. Sendo assim, a Prefeitura precisa estipular novas estratégias para prevenir esses acontecimentos devido à altura do viaduto”, finaliza o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.