882
O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) se reuniu com o diretor-geral da Santa Casa de Araraquara, Dr. Rogério Bartkevicius, na sexta-feira (15), para apresentar uma Moção de Apoio à entidade a respeito do recente corte de verbas de 12% promovido pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), no dia 6 de janeiro.
O documento do parlamentar foi protocolado na Casa de Leis no dia 14 de janeiro e está previsto para ser votado na primeira Sessão Ordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal, na terça-feira (19).
Conforme apresentado na Moção, os recursos serão retirados do programa Pró-Santa Casa e do programa Santas Casas SUStentáveis, dos quais a Santa Casa de Araraquara é beneficiária. Para a unidade da cidade, o corte corresponderá a R$ 1.707.868 no ano.
Durante a reunião, o diretor mostrou sua intenção de estreitar o relacionamento da Santa Casa com o Legislativo de Araraquara.
Em relação ao corte de verba, motivo da Moção de Apoio, Bartkevicius esclareceu o impacto negativo que tal medida terá para as Santas Casas do Estado de São Paulo, sendo que a redução de custos para o Governo do Estado representa apenas 0,36% do conjunto de gastos, mas para as Santas Casas esse recurso é essencial para continuar a salvar vidas.
A Santa Casa é uma instituição privada filantrópica que atende 24 municípios da região, ultrapassando 900 mil pessoas, e é também referência em atendimento de urgência e de alta complexidade. Bianco entende que o corte poderá acarretar a interrupção de atendimentos e tratamentos, já que a Santa Casa de Araraquara tem 90% do seu atendimento mensal voltado para a saúde pública em parceria com o SUS, sendo considerada referência regional.
O vereador se diz solidário à Santa Casa, buscando reforçar a luta da entidade para garantir os atendimentos à população via SUS em defesa da vida dos araraquarenses.
Covid-19
Na publicação feita pelo governador, é mencionado que o corte não afetará os atendimentos relacionados à Covid-19, mas o parlamentar entende que durante a pandemia todo e qualquer recurso relacionado à saúde será decisivo para salvar vidas e impedir que novas mortes assolem o país.
Bianco lembra ainda, que, desde o início da pandemia até 14 de janeiro, a Santa Casa de Araraquara recebeu 563 internações por Covid-19, obtendo sucesso em 89,5% dos casos.
Para ele, outros serviços essenciais de atendimento hospitalar para a população continuam ativos e esse corte comprometerá diretamente áreas de suma importância, como oncologia, ortopedia, cardiologia, neurocirurgia e cirurgia pediátrica.
Com informações da assessoria de gabinete do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...
Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...
Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.