695
Na sexta-feira (19), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no Jardim Eliana, a pedido do morador Robinson Castro, que desejava apresentar ao parlamentar uma série de demandas e questionamentos direcionados ao Executivo. “Este contato direto com a população é essencial para o nosso mandato, pois, como vereadores, somos a ponte do munícipe com o poder público”, declara o parlamentar.
Boa parte dos problemas apontados por Castro se refere a zeladoria, mais especificamente, terrenos sem manutenção, bueiros entupidos e, principalmente, asfaltamento. Segundo o morador, muitos buracos tapados nas ruas são reabertos na primeira chuva, às vezes, no dia seguinte. “É um trabalho inútil, é como jogar dinheiro diretamente no bueiro”, entende. Ele mencionou também problemas com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), referentes a buracos abertos para fazer a manutenção da tubulação que levaram muito tempo para serem fechados, chegando a oito meses em um caso específico. Também no tocante ao Daae, Castro sugere que haja mais coordenação entre a autarquia e a Secretaria de Obras e Serviços. “Já aconteceu de a Secretaria de Obras arrumar a rua num dia e, poucos dias depois, o Daae abrir um buraco para fazer um trabalho programado, não de emergência. Não seria o caso de se falar antes, para que um não estrague o trabalho do outro?”, questiona. “Em várias ruas do bairro, não adianta mais fazer tapa-buracos, porque o asfalto já esfarelou. Precisamos de recapeamento”, sugere o morador, que salienta que não está pedindo outra operação de tapa-buracos. “O que peço é uma revisão urgente dos contratos da Prefeitura com os prestadores de serviços de asfaltamento e tapa-buraco, porque não é normal que um trabalho realizado seja perdido em tão pouco tempo. É preciso fazer a obra bem-feita e uma vez só, para depois cuidar apenas da manutenção."
Praça e quadra esportiva
O morador solicitou que Angeli verifique a possibilidade de obter zeladoria para a Praça “Manoel Rodrigues de Farias”, em frente à Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Rafael de Medina”. “Poderia ser um programa com aposentados, por exemplo, temos muitos aqui na vizinhança”, diz, apontando também a necessidade de manutenção dos brinquedos e aparelhos para exercícios e de troca de areia no playground.
A quadra de esportes do Jardim Martinez também preocupa os moradores, segundo Castro. No momento, o local está abandonado e sendo frequentado por viciados em drogas. A presença de famílias e crianças é inviável no local”, informa.
Linhão e CER
Outra questão levantada por Castro foi a possibilidade de implantar áreas verdes nas linhas de transmissão da CPFL Energia, ou fazer abertura de ruas para facilitar o uso das áreas pela população. O tema já foi discutido por Angeli com a Prefeitura e a CPFL. “Fizemos uma matéria para a TV Câmara sobre este assunto, além de requerimento ao Executivo cobrando explicações e soluções para todo o ‘linhão’ que corta a cidade. Estamos aguardando respostas”, explica o vereador.
Angeli também está em contato com o Executivo para resolver outro problema apontado pelo morador: a existência de um terreno sem utilização entre o Lar da Criança Renascer (Orfanato Renascer) e o Centro de Educação e Recreação (CER) “Professora Amélia Fávero Manini”. O morador se queixou de mato alto, situação recorrente, e do descarte irregular de inservíveis feito no local. “A ideia é instalar no espaço uma horta comunitária. A sugestão já está em estudo na Prefeitura desde o início de 2018 e estamos torcendo e cobrando para que seja liberado e concluído em breve”, adianta Angeli.
Sugestões
Além dos problemas apontados e questionamentos levantados, o munícipe sugeriu que o parlamentar levasse algumas sugestões ao Executivo. Uma delas é a retomada do projeto Ilumina Araraquara. “Não vimos mais ações nesse sentido. Seria interessante iluminar com lâmpadas de LED a entrada da cidade e bairros que contam com iluminação insuficiente e antiquada”, observa Castro.
Ele também propôs a instalação de câmeras nas proximidades do residencial Villagio do Sol, no Jardim Água Branca, para identificar autores de descarte irregular de lixo e entulho na rua que passa atrás do condomínio. “Também gostaria de verificar a possibilidade de cercar e fazer um passeio no entorno do Córrego da Água Branca.”
Castro sugeriu ainda a instalação de caçambas solidárias nos bairros mais distantes do Centro. “Há pessoas que não têm carro para levar seu entulho aos bolsões e pessoas que não podem pagar por uma caçamba privada. As caçambas solidárias poderiam contribuir para melhorar a situação em bairros com altas taxas de descarte irregular.”
Encaminhamentos
Angeli encaminhará as demandas do morador à Prefeitura, na forma de indicações e requerimentos. “O Sr. Robinson é um grande exemplo de munícipe, que sabe dos deveres e luta pelos direitos de todo o bairro. O nosso trabalho agora será o de mostrar os problemas às secretarias responsáveis e cobrar soluções”, conclui.
Fotos disponíveis em aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.