766
Representantes da Associação dos Moradores da Chácara Flora (Amar – Flora) reuniram-se na tarde da sexta-feira (21) com a diretoria do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a vereadora Juliana Damus (PP). A reunião ocorreu depois que a parlamentar pediu atenção da autarquia para o problema ambiental apontado por moradores da região da Chácara Flora.
De acordo com a advogada da Amar, Roberta Jardim, as questões ambientais, causadas, especialmente, por descartes irregulares de lixo próximo às represas, que fazem parte da Bacia do Ribeirão das Cruzes, estão deixando os moradores preocupados. “Além do problema do descarte clandestino e constante de lixo domiciliar, entulhos, móveis, gessos, restos de poda de árvores, de animais, entre outros, há também o problema do esgoto que escorre para as represas, bem como o assoreamento”, disse.
O superintendente do Daae, Wellington Cyro de Almeida Leite, explicou que a autarquia iniciou um trabalho de limpeza na cidade, recolhendo lixos em bairros, como o Jardim Cruzeiro do Sul e o Hortênsias. A região da Chácara Flora já está no cronograma e, em breve receberá a manutenção. Segundo ele, o problema do esgoto será resolvido com a construção de galerias pluviais, quando a Prefeitura começar a asfaltar. Porém, isso só deve ocorrer no ano que vem, quando forem cumpridas as obras eleitas neste ano, pelos moradores, no orçamento participativo.
“Vamos marcar outra reunião com um grupo de pessoas, incluindo técnicos, para nos ajudar a montar um projeto sócio ambiental e trabalhar essas questões com a população, que é quem acumula lixos e faz os descartes irregulares. Eles precisam entender que tem que ser feita a separação do lixo e existirem locais apropriados para o descarte; o meio ambiente agradece”, enfatizou.
Para a vereadora, a reunião foi bastante produtiva. “A discussão de hoje foi importante, pois, além dos moradores terem um norte sobre as ações para melhorar a sua região, também tiveram a confirmação da boa intenção do Daae, que é trabalhar um projeto de educação sócio ambiental, onde os próprios moradores terão a oportunidade de ajudar com sugestão”, reforçou.
O diretor de Gestão Ambiental, Helton Galvão, também explicou que o problema maior é o descarte de lixo e entulhos nas áreas de preservação, especialmente naquela região. Inclusive, essa é uma outra demanda da associação, que solicitou placas informando que o local é área ambiental e que é proibido jogar lixo.
Tanto Cyro, quanto Helton, pediram para os representantes da Associação conversarem com os moradores. A ideia é que eles sejam os fiscalizadores e ajudem a instituição a punir os ‘porcalhões’ que jogarem lixo nos terrenos baldios e próximo às represas. “Inclusive, se tiverem fotos com placas de carreteiros fazendo o descarte irregular, nos passem, pois enviaremos ao Ministério Público para que multe essas pessoas”, solicitou o superintendente do Daae.
Ele explicou que o MP está acompanhando todas as ações do Daae e vai ficar em cima dessa questão do descarte irregular do lixo, que é uma prática constante de carreteiros, carroceiros e até de moradores.
Assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara, realizada nesta terça-feira (25), teve aprovação de 12 projetos, um veto mantido e adiamento da discussão de quatro propostas...
A Prefeitura Municipal de Araraquara divulgou no site da instituição o novo endereço de atendimento da Secretaria Municipal de Esportes de Araraquara, que passa a ser no primeiro andar do prédio an...
A equipe de judô da Fundesport Araraquara teve desempenho de destaque no XII Open Regional Mogiana de Judô, realizado na sexta-feira (22), pela Federação Paulista de Judô e pela 12ª Delegacia Mogia...
Em sua 3ª edição, o Natal Sem Fome será realizado no sábado (6), sob o lema “Doe alimentos e alimente esperanças”. A iniciativa, regulamentada pela Lei Municipal nº 10.724/23, busca arrecadar produ...
A equipe de bocha da Fundesport Araraquara conquistou o título estadual da Copa União de Bocha 2025 (Série Prata), após uma campanha marcada por regularidade e alto rendimento. O campeonato, que re...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.