640
O vereador e presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), é autor de três indicações enviadas à Prefeitura para solicitar melhorias no Portal das Laranjeiras. Localizado na região oeste de Araraquara, ao lado da Rodovia Washington Luís (SP-310), o bairro ainda possui ruas de terra, sem pavimentação.
O parlamentar esteve em visita de fiscalização ao Portal das Laranjeiras e se reuniu com moradores. Para ouvir as demandas da população, também esteve na agenda o subsecretário municipal de Obras Públicas, Ernesto Vellosa.
“Apesar de parte do bairro ter passado por revitalização em janeiro, a obra não foi concluída e os trechos que receberam intervenção já apresentam novos desgastes, buracos e acúmulo de pedras soltas, dificultando o tráfego e colocando em risco os moradores”, afirma Angeli.
Por isso, em um dos documentos, o vereador pede que sejam realizados serviços de nivelamento e correção de buracos e pedregulhos, com o objetivo de garantir condições mínimas de mobilidade, segurança e conforto à população até que seja possível a pavimentação definitiva.
Asfaltar o bairro todo custaria R$ 18 milhões, segundo um estudo da Prefeitura apresentado aos moradores pelo subsecretário, que enfatizou a dificuldade orçamentária enfrentada pelo Município.
Demarcação das vias
Em outra indicação, o chefe do Legislativo solicita correção na demarcação das ruas do bairro, pois há inconsistências na identificação, nomeação e delimitação das vias, gerando dificuldades para moradores, serviços públicos, entregadores e visitantes.
“A falta de clareza na demarcação compromete a organização urbana e a prestação de serviços essenciais. A fiscalização é necessária para garantir a regularização territorial, facilitar o acesso e promover a eficiência administrativa na região”, explica o parlamentar.
Terrenos
Por fim, Angeli também pede que o Executivo intensifique a fiscalização de terrenos com mato alto no Portal das Laranjeiras. “A presença de vegetação excessiva em terrenos baldios favorece a proliferação de insetos, animais peçonhentos e o descarte irregular de resíduos, além de comprometer a estética e a salubridade do bairro. A fiscalização é necessária para garantir a limpeza urbana, prevenir riscos à saúde pública e assegurar o cumprimento das normas municipais”, afirma Angeli na Indicação.
“O Portal das Laranjeiras não pode seguir convivendo, há anos, com ruas de terra malcuidadas, demarcações confusas e terrenos cheios de mato. É papel do poder público dar condições dignas para os moradores, seja com manutenção provisória, seja com fiscalização e organização do bairro. Nosso compromisso é continuar cobrando para que essas melhorias saiam do papel e tragam mais qualidade de vida à nossa população”, reforça o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas....
Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...
A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....
A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...
Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...
Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.