Notícias



Mulheres, pessoas com deficiência e saúde são valorizadas por leis

Dois projetos da vereadora Thainara Faria (PT) foram sancionados pelo prefeito Edinho Silva (PT)

547


Com a sala de reuniões da Prefeitura lotada, foram sancionadas, na noite de segunda-feira (21), duas leis de autoria da vereadora Thainara Faria (PT) valorizando as mulheres com mais de 45 anos, as pessoas com deficiência e a saúde do município de Araraquara.

 

O primeiro projeto concede benefícios fiscais, dentro do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município, a empresas que empregarem, do total de funcionários, no mínimo, 5% ou 10% de mulheres acima de 45 anos de idade ou pessoas com deficiência devidamente comprovada.

 

“Muitas mulheres são arrimo de família e têm dificuldades para encontrar trabalho. Importante também incluirmos a pessoa com deficiência nessa sociedade de discriminação”, afirmou a assessora especial de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues.

 

Representante das Promotoras Legais Populares e do Conselho das Mulheres, Claudete Basaglia citou Heleieth Saffioti. “É preciso lutar para promover as mudanças.”

 

“Uma satisfação estarmos aqui e lutarmos por uma Araraquara mais equânime”, disse a coordenadora executiva de Políticas para Mulheres, Rita de Cássia Ferreira.

 

Para a secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, “é uma vitória das mulheres que tornaram essa noite possível. São muitos os desafios que enfrentamos no dia a dia. Noite especial. O mercado de trabalho é difícil para as mulheres e para as pessoas com deficiência. Em Araraquara, das 900 novas contratações registradas nesse ano, apenas 100 mulheres. Há de fato uma desigualdade. Estamos corrigindo dívidas históricas. Espero que todos recebam de braços abertos esse projeto que traz benefícios para quem mais precisa”.

 

“A dificuldade aumenta acima dos 45 anos, uma idade em que são atingidas por doenças como o câncer. É extremamente importante sancionar uma lei como essa. Um grande ganho para nossas mulheres. Esse incentivo é fundamental”, entende a deputada estadual Márcia Lia (PT).

 

Segundo Thainara, trata-se de uma discriminação positiva prevista na Constituição Federal. “Assim conseguimos incluí-los no mercado de trabalho. É um projeto que vem para somar na proteção das mulheres e das pessoas com deficiência.”

 

ESF, a base da Saúde

A outra lei sancionada institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal da Estratégia de Saúde da Família”, a ser comemorado anualmente em 4 de outubro. Presente na solenidade, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, ressaltou a importância da lembrança. “A Atenção Básica é a base da pirâmide na construção da saúde do país. Ela resolve 80% dos problemas da saúde. Temos um corpo forte, resolutivo e comprometido, formado em sua maioria por mulheres. Essa data vai exaltar aqueles que diariamente constroem a saúde do município.”

 

A deputada estadual Márcia Lia enfatizou o valor da nova data municipal. “Sou fã desse programa. Poder ter um dia é muito importante.”

 

Olhar diferente

De acordo com o prefeito Edinho Silva (PT), as duas leis materializam o esforço de Thainara. “Ela tem levado para a Câmara temas relevantes. Essas leis são fundamentais, dois temas importantes de serem debatidos. Só a mulher fala do lugar da mulher, só a mulher negra fala do lugar da mulher negra, só a mulher com deficiência fala do lugar da mulher com deficiência. Temos que ter sensibilidade com o outro. A mulher faz a diferença e vai fazer a diferença com seus valores e sua capacidade.”

 

“A ESF cuida do ser humano na sua integralidade para que ele tenha saúde. Envolve segurança alimentar, violência contra a mulher e drogadição. Dialoga com todos os programas das secretarias e a maioria dos atores são mulheres, que sabem ter preocupação, cuidado, zelo. E uma equipe mobilizada, motivada faz a diferença”, completou o chefe do Executivo.

 

Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lígia Celante, a presidente da Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Mulher Advogada, Cilene Poll de Oliveira, além de representantes de empresas, dos agentes comunitários de saúde e do grupo Mães Guerreiras.

 

Confira as fotos aqui.


Publicado em: 23 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!