529
Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara reuniram-se na manhã da terça feira (12) com a vereadora Edna Martins (PV) para tratar da parceria que viabiliza o projeto do Museu Aberto na cidade.
Segundo a parlamentar, o projeto ainda está sendo estudado em parceria com a Prefeitura. “O IQ quer contribuir com o município repondo o carbono utilizado por eles e cabe a nós darmos condições a isso”, afirma. “A Secretaria também tem boas ideias para contribuir e enriquecer a proposta da Unesp. Agora, temos que decidir pelo projeto e a área para ajustarmos os detalhes com o Executivo."
Para o Prof. Dr. Alberto José Cavalheiro, chefe do Departamento de Química Orgânica da Unesp, “a intenção é trabalhar em uma área com a plantação de várias espécies oriundas do cerrado e da caatinga, nossos objetos de pesquisa”. De acordo com ele, “a ideia de unir o projeto do IQ ao da Prefeitura torna a situação mais interessante, já que a proposta da Universidade, também é a de propagar o conhecimento para a sociedade.”
O secretário do Meio Ambiente, José Antônio Delle Piagge, ficou satisfeito com a ideia, sugerindo uma fusão com outro projeto implantado em Lençóis Paulista (SP). “Fiquei muito feliz, quando a Edna nos procurou falando sobre o projeto do Museu Aberto. Estávamos pensando numa coisa mais elaborada. Podemos unir as ideias e construir um grande projeto ambiental no Município”, diz.
O projeto citado por Piagge é um Horto Municipal, implantado em 2010, que abriga viveiros de mudas e uma área para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo trilhas ecológicas. Para o secretário, “esta seria uma boa referência para iniciar os trabalhos”.
Reflorestamento
Foram apresentadas pelo gerente de Reflorestamento Secretaria do Meio Ambiente, Fernando de João Braga, e o gerente municipal de Educação Ambiental, Valter Iost Teodoro, três áreas de reflorestamento, uma delas localizada no Parque do Pinheirinho. O professor Cavalheiro, ficou de analisar as áreas e decidir pela melhor, conforme as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), junto dos membros da Secretaria.
Na opinião do coordenador de Planejamento Ambiental, Adalberto Cunha, “o Pinheirinho poderia ser reaproveitado para a execução da ideia”. Ele enfatiza que “lá já existe uma área que precisa ser recuperada; tem o benefício do córrego do Pinheirinho que desemboca no Rio do Ouro, o que facilitaria os trabalhos de pesquisa, além de dar segurança para os trabalhos”.
Sobre as três áreas citadas pela equipe técnica da Secretaria, Edna sugeriu identificá-las e destiná-las a projetos ambientais. “Podemos aproveitar e incluir esta proposta no Plano Diretor, desta forma, independe de qual área o Instituto de Química escolher, as outras duas terão a garantia de serem preservadas."
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.