122
Em uma noite regada a emoção e com o samba como fundo musical, Marcelo Longo Vidal, o Teroca, apresentador do programa “Do Quintal ao Municipal”, que vai ao ar aos sábados pela Uniara FM, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Araraquara. A homenagem, proposta pelo vereador Jair Martinelli (PMDB), ocorreu no Plenário da Câmara Municipal na quinta-feira (24).
Matemática e samba dão o tom na vida de Teroca, apelido herdado do futebol, dos tempos do dente de leite e juvenil em que formava dupla com Careca, ídolo do São Paulo, do Napoli e da seleção brasileira. Natural de Araraquarense, é formado em Engenharia Civil. Durante a faculdade, começou a dar aulas de matemática, carreira que manteve até 2010. Já o samba entrou na sua vida aos 8 anos de idade, quando o ouviu pela primeira vez em uma rádio, e nunca mais a deixou. Sua paixão pelo estilo musical está presente até em seu TCC da pós-graduação em Planejamento e Marketing Turístico: “Samba, um turista acidental, um cidadão ocidental, um produto turístico global”, apresentado, inclusive, em congressos no exterior.
Em 1976, Teroca fundou o Clube do Samba de Araraquara, tornando-se o seu primeiro presidente. Nessa época, começou outra atividade: articulista na área de música popular brasileira do Jornal O Imparcial. Atualmente, escreve a coluna quinzenal “O Samba da Minha Terra” no Jornal Tribuna Araraquara. Como nunca para, Teroca enveredou também pela rádio, onde produziu e apresentou um programa de samba em emissoras de FM da cidade. Além disso, comandou por onze anos o Grupo Apoteose, produzindo e participando de projetos e shows de samba.
A música lhe trouxe muitas conquistas. Em 2007, Teroca venceu o Primeiro Festival de Samba do Estado de São Paulo, realizado pelo Teatro da Universidade Católica, o Tuca. O samba de roda “Bamboleio”, de sua autoria, foi o primeiro colocado entre mais de 300 sambas inscritos. Em 2008, participou do projeto “Corrente do Samba”, desenvolvido pelo Sesc Vila Mariana em São Paulo. Em 2009, foi a vez do projeto “É tradição, e o samba continua”, desenvolvido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo.
Como compositor, Teroca tem três CDs gravados: o primeiro, intitulado “Com todo o respeito”, de 2003, reuniu onze sambas de sua autoria. Em 2010, veio o segundo CD: “Elos do Samba”, com sambas de roda, partido alto, samba-canção e muito mais. O terceiro, lançado em 2013, “Sembacoara”, mostra o universo musical da região de Araraquara.
“Por onde passa, Teroca faz questão de levar o nome de Araraquara. Hoje, por meio da Câmara Municipal, é Araraquara que está fazendo esta justa homenagem a ele”, declarou o vereador Jair Martinelli, relembrando todas as vezes em que pediu uma canção de carnaval de última hora ao compositor e recebeu canções campeãs com o Clube Náutico, a escola Unidos do Selmi Dei e o bloco Nação Quilombola. O secretário da Cultura Gê Negrão fez coro ao parlamentar, recordando os inúmeros projetos culturais, principalmente envolvendo crianças, de que participaram juntos. “Cultura é construção, e o Teroca vê isso”, afirmou.
Visivelmente emocionado com a homenagem, Teroca fez questão de manter a simplicidade e a simpatia características, ao agradecer a presença de familiares, amigos e autoridades. “Quem luta pela cultura do seu país não busca reconhecimento. Eu me considero apenas mais um”, confessou. “Pertenço a uma geração que teve sorte, porque a boa música se misturava àquela não tão boa, mas tocava nas rádios, todos tinham acesso a ela. O samba pulsava nas rádios, e a minha identificação foi imediata. Nunca encarei a música como trabalho. Também não sei se é uma missão. O que sei é que nunca consegui ficar longe do samba desde que o ouvi pela primeira vez na rádio há quase 50 anos.”
Além de familiares e amigos de Teroca, participaram da sessão o vereador Rodrigo Martins (PPL), representando o presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB), o secretário da Cultura Gê Negrão, o vereador Jair Martinelli (PMDB) e a ex-vereadora Edna Martins, representando o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 8 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental e médio. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PAT. Para se...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.