Notícias



Novas obras no CER do Parque Infantil deverão levar 60 dias

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) tem fiscalizado situação da unidade

1577


No início de 2019, foram iniciadas as obras no Centro de Educação e Recreação (CER) “Leonor Mendes de Barros”, localizado no Parque Infantil, a partir do Orçamento Participativo (OP) de 2017, com investimentos de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão e prazo para execução de 230 dias.

 

Devido a alguns atrasos, a reforma durou cerca de três anos, sendo finalizada em 2022. Os reparos consistiram, principalmente, em troca de piso, reforma do telhado e pintura do prédio.

 

No entanto, em fevereiro de 2022, quando as obras já haviam sido finalizadas, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez uma visita de fiscalização no local e apontou alguns aspectos que ainda precisavam de atenção, como ausência de linha telefônica, ventiladores insuficientes, folhas nas calhas e sinais de infiltração no teto.

 

“Dias depois da visita, o teto do CER desabou pouco antes de as crianças entrarem na escola, acarretando no cancelamento das aulas”, lembra o parlamentar. “Logo após o ocorrido, a Secretaria Municipal da Educação alegou que havia sido realizado laudo técnico, que apontava não haver risco iminente de desabamento do forro de gesso do CER e que, quando isso aconteceu, as possíveis causas da infiltração ainda estavam sendo averiguadas”, completa.

 

Laudo e nova visita

No final do ano passado, Angeli solicitou o laudo estrutural do telhado. “A Secretaria apontou que foram realizados troca e reposicionamento de calhas, serviço de aumento de vazão das calhas platibandas e instalação da caixa de inspeção para diminuir fluxo de água nas calhas águas furtadas, reparo na capa do telhado, troca de telhas quebradas e reparo em ripa podre”, elenca.

 

Em fevereiro, no primeiro dia do ano letivo, o vereador realizou outra visita de fiscalização ao CER do Parque Infantil, constatando que o local estava sem o forro, com madeiramento à mostra e vários pontos de goteiras.

 

Com todas essas considerações, em requerimento à Prefeitura, o vereador questionou o que seria feito para solucionar o problema de infiltração na unidade, se o madeiramento da escola seria trocado e o forro recolocado. Além disso, o parlamentar perguntou sobre a previsão de conclusão das obras.

 

Resposta

Em documento enviado à Câmara, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que está prevista a execução dos serviços de retirada das telhas junto às águas furtadas; substituição das águas furtadas existentes por outras de maior desenvolvimento; substituição parcial do madeiramento; recolocação das telhas; aumento do número de descidas para o escoamento da água pluvial; substituição das telhas quebradas; e limpeza da obra e retirada do entulho.

 

Segundo a secretária, será reavaliada a colocação do forro em gesso e haverá previsão orçamentária para solucionar os problemas apresentados. “O valor da obra será definido a partir da elaboração da Planilha de Quantitativos e Preços Unitários, em andamento.”

 

Finalizando, Clélia afirma que se encontra em processo de elaboração a documentação necessária para licitação da obra (Projeto de Engenharia, Planilha de Quantitativos e Preços Unitários, Memorial Descritivo e Cronograma Físico Financeiro). “Após a licitação, a previsão de execução da obra é de 60 dias”, conclui.

 

Para Angeli, o andamento das reformas está “muito lento e uma atenção maior deveria ser dada à situação” pela Prefeitura. “Até que tudo seja resolvido, ainda enfrentaremos muitos dias de chuva, e a escola continuará sofrendo com as goteiras e com a estruturação exposta, preocupando principalmente os pais das crianças. Continuarei acompanhando e fiscalizando para que tudo seja resolvido o mais rápido possível", conclui.


Publicado em: 16 de março de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!