1417
No início de 2019, foram iniciadas as obras no Centro de Educação e Recreação (CER) “Leonor Mendes de Barros”, localizado no Parque Infantil, a partir do Orçamento Participativo (OP) de 2017, com investimentos de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão e prazo para execução de 230 dias.
Devido a alguns atrasos, a reforma durou cerca de três anos, sendo finalizada em 2022. Os reparos consistiram, principalmente, em troca de piso, reforma do telhado e pintura do prédio.
No entanto, em fevereiro de 2022, quando as obras já haviam sido finalizadas, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez uma visita de fiscalização no local e apontou alguns aspectos que ainda precisavam de atenção, como ausência de linha telefônica, ventiladores insuficientes, folhas nas calhas e sinais de infiltração no teto.
“Dias depois da visita, o teto do CER desabou pouco antes de as crianças entrarem na escola, acarretando no cancelamento das aulas”, lembra o parlamentar. “Logo após o ocorrido, a Secretaria Municipal da Educação alegou que havia sido realizado laudo técnico, que apontava não haver risco iminente de desabamento do forro de gesso do CER e que, quando isso aconteceu, as possíveis causas da infiltração ainda estavam sendo averiguadas”, completa.
Laudo e nova visita
No final do ano passado, Angeli solicitou o laudo estrutural do telhado. “A Secretaria apontou que foram realizados troca e reposicionamento de calhas, serviço de aumento de vazão das calhas platibandas e instalação da caixa de inspeção para diminuir fluxo de água nas calhas águas furtadas, reparo na capa do telhado, troca de telhas quebradas e reparo em ripa podre”, elenca.
Em fevereiro, no primeiro dia do ano letivo, o vereador realizou outra visita de fiscalização ao CER do Parque Infantil, constatando que o local estava sem o forro, com madeiramento à mostra e vários pontos de goteiras.
Com todas essas considerações, em requerimento à Prefeitura, o vereador questionou o que seria feito para solucionar o problema de infiltração na unidade, se o madeiramento da escola seria trocado e o forro recolocado. Além disso, o parlamentar perguntou sobre a previsão de conclusão das obras.
Resposta
Em documento enviado à Câmara, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que está prevista a execução dos serviços de retirada das telhas junto às águas furtadas; substituição das águas furtadas existentes por outras de maior desenvolvimento; substituição parcial do madeiramento; recolocação das telhas; aumento do número de descidas para o escoamento da água pluvial; substituição das telhas quebradas; e limpeza da obra e retirada do entulho.
Segundo a secretária, será reavaliada a colocação do forro em gesso e haverá previsão orçamentária para solucionar os problemas apresentados. “O valor da obra será definido a partir da elaboração da Planilha de Quantitativos e Preços Unitários, em andamento.”
Finalizando, Clélia afirma que se encontra em processo de elaboração a documentação necessária para licitação da obra (Projeto de Engenharia, Planilha de Quantitativos e Preços Unitários, Memorial Descritivo e Cronograma Físico Financeiro). “Após a licitação, a previsão de execução da obra é de 60 dias”, conclui.
Para Angeli, o andamento das reformas está “muito lento e uma atenção maior deveria ser dada à situação” pela Prefeitura. “Até que tudo seja resolvido, ainda enfrentaremos muitos dias de chuva, e a escola continuará sofrendo com as goteiras e com a estruturação exposta, preocupando principalmente os pais das crianças. Continuarei acompanhando e fiscalizando para que tudo seja resolvido o mais rápido possível", conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...
A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...
No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...
Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...
A Praça dos Advogados, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia, recebe no domingo (9), das 16 às 21 horas, mais uma edição da...
A Prefeitura abriu Convocação Pública para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.