Notícias



OAB Araraquara recebe palestra do presidente do TCE



744


“Órgãos de Controle e Estado Democrático” foi o tema da palestra proferida por Dimas Eduardo Ramalho, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), na noite da sexta-feira (4), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara.

 

Dimas fez questão de enaltecer o trabalho da OAB. “Meu pai foi advogado por 50 anos e não tem lugar melhor para discutir os mais diversos assuntos que a OAB. Gosto muito de conversar com a OAB, pois se tem uma palavra que ela prega é a democracia, a discussão das leis. Passamos por problemas no nosso país, mas a verdade deve sempre prevalecer, a democracia deve ser sempre respeitada”, disse.

 

O conselheiro entende que cada vez mais os municípios precisam ter uma controladoria, que há a necessidade de um controle interno. “Controle interno é fundamental. Toda prefeitura deve ter um controlador, uma ouvidoria bem estruturada e independente que crie meios do cidadão se comunicar e uma procuradoria firme”, enfatizou.

 

“Devemos cada vez mais nos aproximar de pessoas com conhecimentos jurídicos. O controle externo é responsabilidade do Legislativo, que deve fiscalizar o Poder Executivo. E todo Executivo deve saber dizer não”, completou Dimas.

 

O presidente salientou o trabalho que tem sido feito pelo TCE. “Num lugar democrático, a publicidade deve nortear tudo, e esse ano o Tribunal fez todo um trabalho em cima disso. Faremos uma série de palestras para prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios do Estado para deixar claros os cuidados que devem ser tomados para os anos de mandato e o que devem fazer para não terem problemas”, pontuou.

 

“Todas as instituições são importantes, mas nenhuma é maior que a outra. Os conselhos municipais servem para ajudar o Executivo, assim como o MP (Ministério Público)”, lembrou Dimas. Segundo ele, o trabalho do Tribunal de Contas é baseado na Lei da Transparência e na Lei de Acesso à Informação. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é importantíssima. A Câmara deve possibilitar o debate da LDO e é fundamental também a Lei Orçamentária Anual (LOA). Se você tem um orçamento bom, bem discutido com a sociedade e compatível com a realidade do município, você não terá problemas”, finalizou o presidente do TCE.

 

A vereadora Geani Trevisóli (DEM) esteve presente no evento representando o presidente da Câmara Elias Chediek (PMDB) e saiu entusiasmada com as palavras ouvidas. “A palestra foi muito esclarecedora, demonstrando a importância do legislador, da Câmara Municipal no papel de fiscalização, para que sejam cumpridas as orientações da Constituição Federal. Como sempre, o conselheiro Dimas nos ensinou muito, citando o momento econômico que estamos vivendo e saímos contemplados e esclarecidos em relação aos órgãos de controle que temos disponíveis no nosso país”, afirmou.

 

Quem também conferiu a palestra foi o vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB). “Foi muito importante para nós que somos legisladores, pois ele (Dimas) deixou muito clara a atuação orientativa do Tribunal de Contas na gestão pública. É necessário que os municípios se adaptem para evitar que as distorções ocorram, que a corrupção impere. Quando você tem transparência, um controle interno e abertura para o controle externo, o risco de ter um problema diminui bastante.”

 

“O trabalho do TCE tem sido fundamental para a administração pública, e a condução dessa instituição pelo Dimas foi muito importante nesse processo”, destacou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

 

Estiveram presentes, ainda, o presidente da Subseção da OAB Araraquara Dr. João Milani Veiga, o vice-presidente da instituição Dr. Tiago Romano, o prefeito eleito Edinho Silva e a ex-vereadora Edna Martins, representando o deputado estadual Roberto Massafera.


Publicado em: 05 de novembro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Araraquara aprova Lei Orçamentária Anual (LOA) e outros dois projetos

04 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei.   Os trabalhos legisl...



Capoeira (04/11)

04 de novembro de 2025

A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...



Jomi (04/11)

04 de novembro de 2025

Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...



EJA (04/11)

04 de novembro de 2025

Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...



FliSolzinha (04/11)

04 de novembro de 2025

A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...



Indicação sugere bebedouro e lixeiras para praça na Vila Ferroviária

04 de novembro de 2025

Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!