Notícias



Obras de Pedro Fernandes Neto farão parte do acervo da Pinacoteca Municipal

Vereadora Fabi Virgílio (PT) e vereador Aluisio Boi (MDB) participaram do ato de entrega dos quadros

1644


Após a visita do empresário Cláudio Claudino ao presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), em julho próximo passado, para apresentar a obra do artista Pedro Fernandes Netto, os fatos foram se desdobrando. O parlamentar convidou a vereadora Fabi Virgílio (PT), que é ligada às artes, a ajudar no reconhecimento ao artista.

Vale ressaltar que Pedro Fernandes Neto é natural do Pernambuco e se fixou em Araraquara em 1989. Muito ativo, atuou no teatro do Sesi por muitos anos e foi sempre uma figura importante na igreja do Jardim América. Por problemas de saúde, perdeu a visão, mas continuou a produzir arte.

O primeiro passo foi apresentar o artista à produção da TV Câmara, que imediatamente começou a trabalhar o material da vasta obra para rodar um programa sobre o Seu Pedro, que é artista plástico, escritor e poeta. Outro desdobramento foi a exposição “Seu Pedro, o artista”, realizada no saguão de entrada da Câmara, em uma grande mostra com telas, esculturas, poemas e fotos do talentoso artista.

Agora, a obra ficará protegida e eternizada na Pinacoteca Municipal “Mário Ybarra de Almeida”. Na tarde desta segunda-feira (7), Boi e Fabi receberam Alessandra de Lima, responsável pela Gerência de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara, para o ato de entrega de duas telas pintadas pelo Seu Pedro: um busto do ex-prefeito Waldemar de Santi e outro da poetiza Hilda Hilst.

“O seu Pedro tinha intenção de presentear a Câmara com os dois quadros, mas achamos por bem disponibilizá-los para a coleção do Município, que hoje conta com cerca de 900 obras”, ressaltou Fabi.

Alessandra, por sua vez, agradeceu a iniciativa da Câmara e disse que “essas obras vão enriquecer nosso acervo e que Seu Pedro ficará eternizado na Pinacoteca”.

Para Boi, um cidadão com tantos talentos deve ter sua arte guardada e seu legado preservado para que as futuras gerações conheçam as várias vertentes artísticas que nascem do povo. “O Seu Pedro simboliza isso, é um homem simples e de multitalentos: pintor, escultor e poeta, e precisa ser reconhecido em vida, que é o que estamos tentando fazer”, pontuou.


Publicado em: 07 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento aponta necessidade de reforma no Ginásio da Pista e na Pista de Atletismo

03 de outubro de 2025

Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...



Agenda Cultural – 03/10

03 de outubro de 2025

Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...



Agenda Esportiva – 03/10

03 de outubro de 2025

Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...



Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil

03 de outubro de 2025

A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...



Execução e condições de trabalho do ‘Consultório na Rua’ são alvo de questionamentos

03 de outubro de 2025

O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...



Biblioteca Municipal (03/10)

03 de outubro de 2025

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!