1289
No início de fevereiro, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou o Requerimento n° 121/2022 solicitando informações referentes às unidades escolares municipais em reforma. Segundo o parlamentar, muitas dessas obras atrasaram e ainda não foram finalizadas, enquanto outras estão no início de suas reformas, sendo necessário alocar os estudantes em outro imóvel para o retorno das aulas.
“Muitos pais e responsáveis têm entrado em contato com o nosso gabinete para questionar os locais desses imóveis temporários, alegando ser longe das escolas de origem, o que dificulta a presença dos estudantes nas aulas presenciais”, alegou Angeli. O vereador ainda citou que outras reclamações são referentes aos atrasos nos retornos das aulas, já que as unidades não ficam prontas e os locais locados precisam de grandes intervenções para adequações.
Sendo assim, o parlamentar fez vários questionamentos, entre eles informações sobre o andamento das obras, quais unidades estão atualmente em reforma e quais têm o início das obras previstas para o primeiro semestre de 2022. Também foram questionados quais destes imóveis necessitavam ou necessitarão de adequações estruturais, além dos valores investidos nessas adequações. “Caso o imóvel que receberá os estudantes esteja fora do raio da unidade escolar que está substituindo, é oferecido algum transporte para essas crianças e jovens?”, indagou Angeli.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação alegou que, atualmente, oito unidades escolares estão em reforma, sendo que quatro delas também serão ampliadas, entre elas Emef Waldemar Safiotti, Emef Rafael de Medina e CER Jacobina Filippi Sambiase.
Ainda segundo a pasta, serão iniciadas, em breve, as obras de reforma do Cesc Aléscio Gonçalves dos Santos, de reforma e ampliação do CER Maria Aparecida de Azevedo Bozutti, e de ampliação da Emef Vereador Edmilson de Nola Sá.
Foi informado que dois imóveis foram locados, um para atendimento dos alunos do CER Jacobina Filippi Sambiase, no valor de R$ 3,5 mil mensais, e outro para atender os alunos da Emef Luiz Roberto Salinas Fortes, pelo valor mensal de R$ 17,7 mil, sendo que outro prédio está sendo procurado para receber alunos das escolas que estão em reforma.
Quanto ao transporte dos alunos que precisam se deslocar para os novos prédios, a Secretaria esclarece que são oferecidos ônibus escolares que transportam os alunos da frente do prédio que está sendo reformado até o prédio alugado e vice-versa.
A pasta destacou que pais e funcionários podem e devem participar da escolha do local a ser alugado e que inclusive foi montada uma comissão de pais dos alunos do CER Jacobina Filippi Sambiase, que saiu à procura de imóveis e sugeriu o prédio que foi alugado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Grupo de trabalho formado por vereadores, Poder Executivo e sociedade civil debaterá possibilidades de ajustes e modificações no projeto que prevê a implementação, em Araraquara, do chamado IPTU Pr...
Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diver...
A partir desta sexta-feira (7), até o domingo (9), haverá a 2ª Semana do Maracatu, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, acontecerão oficinas, ro...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 61 vagas de emprego abertas nesta quinta-feira (6), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades in...
Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.