Notícias



Orçamento: discussão da LOA 2023 continua em segundo dia de audiência

Apresentaram seus números Fundesport e secretarias municipais de Esporte, de Comunicação, e de Desenvolvimentos Urbano e Econômico

3574


Mais uma etapa da apresentação do orçamento para 2023 foi concluída na tarde desta quarta-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. A Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport) e as secretarias municipais de Comunicação, de Desenvolvimento Urbano, do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e de Esportes e Lazer apresentaram suas propostas para o próximo ano.

 

A Lei Orçamentária Anual (LOA) (Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 223/2022) é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos.

 

Por meio do orçamento, são previstos o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.

 

Os vereadores poderão analisar e apresentar alterações, ou seja, emendas, desde que estas estejam em consonância com o que está previsto no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

 

A receita total para 2023 está estimada em R$ 1.378.180.916,45. Isso representa um orçamento 18,2% maior em relação ao do exercício anterior.

 

O debate foi mediado pelo presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, vereador Hugo Adorno (Republicanos), e pelo presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, vereador Paulo Landim (PT).

 

Os primeiros números foram trazidos pela secretária municipal de Comunicação, Priscila Luiz. A pasta prevê um total de R$ 2.620.655,17, sendo a maior parte (R$) destinada à manutenção das atividades (pessoal e encargos sociais, despesas correntes e investimentos) – R$ 1.527.780,17.

 

Em seguida, a presidenta da Fundesport, Roseli Gustavo, apresentou os valores previstos pela Fundação: R$ 6,5 milhões. Ela reforçou a missão da Fundesport, que é a de “desenvolver, através de treinamentos específicos, condições para atletas competirem em alto rendimento; manter equipes em atividades e treinamentos, para representar o município em competições e eventos nos âmbitos regional, estadual e nacional; além de oferecer oportunidade para que atletas desenvolvam plenamente seus talentos e habilidades”.

 

Já a secretária municipal de Esportes e Lazer detalhou o montante previsto de R$ 22.162.633,60, sendo R$ 7.678.240,84 também para a manutenção das atividades da pasta. Para manutenção das áreas de lazer esportivas serão destinados R$ 7.006.350,00, enquanto que, para construção, reforma e ampliação dessas áreas será necessário o valor de R$ 1,8 milhão. As Escolinhas de Esportes terão R$ 3.731.512,80, e o Saúde na Praça, R$ 910 mil.

 

A apresentação dos números da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo ficou a cargo do chefe da pasta, Damiano Neto, e da coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle. O orçamento total será de R$ 8.522.190,22, sendo os maiores valores distribuídos para manutenção das atividades de geração de trabalho e renda e promoção da Economia Solidária, Popular e Criativa (R$ 1.427.400,08), de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (R$ 1.384.715,36) e de Indústria, Tecnologia e Inovação (R$ 1.890.359,20).

 

O encerramento foi feito pela secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Poleto, acompanhado do coordenador executivo de Habitação, Alcindo Sabino. A pasta terá um total de R$ 15.601.192,11 para o próximo ano, sendo mais da metade desse valor para o programa Moradia de Interesse Social – Trabalho Social (R$ 2.659.171,73) e Infraestrutura Urbana (R$ 5.396.720,00).

 

A audiência teve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET), além do Facebook e do YouTube, e pode ser conferida na íntegra aqui.

 

Próximas audiências (sempre às 14 horas)

03/11 (quinta-feira): Controladoria-Geral do Município e secretarias municipais de Direitos Humanos e Participação Popular, da Assistência e Desenvolvimento Social, de Educação, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

09/11 (quarta-feira): Escola de Governo, Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Câmara Municipal e secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, e de Cultura.

10/11 (quinta-feira): Companhia Tróleibus Araraquara (CTA) e secretarias municipais de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, de Saúde, e de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.


Publicado em: 26 de outubro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!