Notícias



Orientação, fiscalização e autuação para combater as queimadas

A Câmara realizou Audiência Pública para debater o assunto. O debate foi transmitido pelos canais da TV Câmara

3286


A Câmara realizou, na quinta-feira (26), Audiência Pública para discutir sobre as queimadas urbanas. O debate foi requerido pelo presidente, Aluisio Boi (MDB), após a Tribuna Popular da 63ª Sessão Ordinária, na qual o tema foi explanado, e de acordo com a Lei Municipal nº 7.034/2009 que institui a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas.

Com a proximidade do período de estiagem, o objetivo do encontro foi somar esforços do Legislativo Municipal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (representada pelo secretário José Carlos Porsani), Guarda Civil Municipal (representada pela comandante Juliana Záccaro), Defesa Civil de Araraquara (representada pelo coordenador Amarildo Callegari), Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública (representada pelo titular da pasta, coronel João Alberto Nogueira Junior) e do Departamento Autônomo de Água e Esgotos – Daae (representado pelo coordenador Leonardo Ciomini).

A audiência foi conduzida pelo segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, Lucas Grecco (União Brasil). “De forma preventiva, buscamos tratar desse assunto de suma importância, que afeta toda a população de Araraquara”, explicou o parlamentar.

O período de estiagem começa em 6 de junho e vai até 30 de setembro. Em 2020 e 2021 foram registradas 3.157 queimadas em Araraquara, com apontamentos de até dez focos ao mesmo tempo. De acordo com o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, Amarildo Callegari, as previsões para 2022 não são boas e, por isso, é necessário um trabalho coordenado. “Nós estamos trabalhando em três eixos: orientação da população, fiscalização e autuação”, detalhou.

Boi reforçou a importância de um trabalho educativo com a população. “As campanhas e essa audiências são importantes para trazer esclarecimentos para todos os cidadãos de Araraquara. Somente juntos conseguiremos enfrentar esse problema”, reiterou.


Os participantes apontaram a relação entre as queimadas urbanas e a saúde. Primeiramente porque as queimadas podem trazer sérios prejuízos aos pulmões. Além disso, a umidade do ar fica muito baixa e os casos de desidratação são frequentes. Nogueira explicou que a Defesa Civil Municipal emitirá alertas e orientações à população nos dias muitos secos.

Em relação ao combate às queimadas, Porsani destacou que a atuação dos órgãos responsáveis depende muito das denúncias da população.

“Somente assim, podemos atuar. A denúncia é anônima e precisa ser verdadeira para que o trabalho seja mais eficaz”, frisou.

Também estiveram presentes os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas), Hugo Adorno (Republicanos) e Paulo Landim (PT).

Praticar queimadas é crime. Caso perceba algum foco de incêndio ou atitude suspeita, denuncie pelo telefone 0800 770 1595. O Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) também podem ser acionados.

Para conferir a audiência na íntegra, clique aqui.


Publicado em: 27 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Coral da Uniara faz apresentação especial de Natal na Câmara

08 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal recebeu, na noite desta segunda-feira (8), uma apresentação natalina do Coral da Uniara. Realizado no saguão da Casa de Leis, a abertura do evento foi anunciada pelo president...



Câmara entrega Diploma de Honra ao Mérito a Dimas Ramalho

08 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realizou, na noite desta sexta-feira (5), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito a Dimas Ramalho, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.   Aprovada e...



Novos vetos do prefeito a emendas de vereadores ao orçamento serão votados pela Câmara

08 de dezembro de 2025

Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (9) para a 45ª Sessão Ordinária desta legislatura, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pela internet.   A Ordem...



Andamento de reforma da Capela do Cemitério São Bento é alvo de questionamentos

08 de dezembro de 2025

A capela localizada no Cemitério São Bento, reconhecida como patrimônio público e incluída no Plano Diretor desde 2005, está fechada há mais de três anos aguardando projeto de restauração e medidas...



Exposição na Câmara celebra carreira de Sérgio Clérice, ‘El Gringo’, no futebol

08 de dezembro de 2025

A Câmara Municipal realiza até a próxima segunda-feira (15) exposição que celebra Sérgio Clérice, ex-jogador, técnico e empresário de futebol, com passagens pela Ferroviária e outros clubes brasile...



Natação Paralímpica

08 de dezembro de 2025

A edição 2025 do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação Paralímpica começou com grande movimentação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, nesta sexta-feira (5). Reunindo 284...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!