Notícias



Outubro Rosa é abordado na Tribuna Popular



459


A mastologista e ginecologista Renata Silva de Oliveira Viviane utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal na Sessão Ordinária desta terça (18) para abordar do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A médica falou da falsa ideia de que somente as mulheres enfrentam essa doença. “1% dos homens também é vítima dela”, afirmou.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) comprovaram que são registrados anualmente mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil.

Os números são alarmantes e a Dra. Renata alerta que é preciso conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce através da mamografia.

Com sua experiência na área, a médica, de forma didática, explicou que a mamografia não dói e com as tecnologias digitais o exame é fácil de ser executado e o diagnóstico é muito tranquilo. “Com o diagnóstico precoce a cura chega a 90%”, confirmou.

“O SUS preconiza que os exames devem ser feitos por pessoas com 50 anos e nós, mastologistas, preconizamos 40 anos. Quanto mais cedo fizermos o diagnóstico, mais chances de sucesso o tratamento terá”, cravou.

Lembrou que, como em 2002 um monumento em São Paulo ganhou uma iluminação rosa, a partir de hoje a Câmara Municipal de Araraquara também ficará iluminada dessa cor até o final do mês.

E o trabalho de conscientização vai continuar. Como programado para todas as unidades de saúde pública, no próximo sábado acontecerá uma ação no Posto de Saúde do Melhado para conscientizar os moradores daquela região da cidade.


Publicado em: 18 de outubro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!