172
A Escola do Legislativo de Araraquara e a Fundação Araporã firmaram parceria em reunião realizada na quinta-feira (26), no Anexo da Câmara Municipal “Vereadora Deodata do Amaral”, com a participação da presidente da Escola do Legislativo (EL), vereadora Edna Martins (PV), da diretora Acadêmica da EL, Alessandra Santos Nascimento, e dos representantes da Araporã, Robson Rodrigues (presidente), Graziela Lima (vice-presidente), Felipe Dias e Guilherme Cardoso (membros da Fundação).
A Fundação Araporã é uma instituição civil que tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisas e cursos de formação na área da temática indígena e atua em parceria com instituições como o Mapa – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – e o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.
A Fundação buscou parceria com a Escola do Legislativo por existir afinidades nos objetivos do processo educacional para a cidadania com respeito à diversidade cultural.
A diretora Acadêmica da EL, Alessandra Nascimento, lembra que a Lei nº 11.645/08 traz a necessidade de repensar o ensino de história, exigindo que as escolas e os educadores sejam capazes de promover diálogos interculturais enfocando a história das populações indígenas do Brasil com a perspectiva de sujeitos dessa história.
Ficou acertado que a primeira atividade em parceria será a promoção de um Concurso de Redação cujo tema envolverá os povos indígenas. A Escola do Legislativo foi vista como instituição importante para articular e aproximar a Fundação de instituições que trabalham com a educação pública em Araraquara, a saber: Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.
A promoção do Concurso de Redação será o ponto de partida de um trabalho com a temática indígena em Araraquara – atualmente restrita ao espaço acadêmico da universidade – para sensibilizar estudantes e seus familiares, professores e gestores escolares a respeito da existência de uma história da população indígena no município.
Edna Martins falou da importância do resgate da história dos povos indígenas. “A proposta do Concurso com a temática indígena possibilita que a diversidade cultural e étnico-racial seja trabalhada de forma a promover o reconhecimento das contribuições culturais e sociais desses povos e sua inserção como cidadãos. Como a Escola do Legislativo também se preocupa com a valorização da diversidade é oportuno que ela e a Fundação Araporã possam trabalhar em parceria, afinal, ambas reconhecem a importância dessa abordagem para a educação”, afirmou.
Publicado em: 27 de junho de 2014
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...
O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...
Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...
A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...
O primeiro ensaio para a sessão oficial do Parlamento Jovem 2024 aconteceu na tarde da quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores de 18 escolas da ci...
Foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (22), o sorteio dos vereadores e vereadoras que serão padrinhos e madrinhas dos alunos participantes do Parlamento Jovem (P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.