481
O vereador Roger Mendes (Progressistas) se reuniu na quarta-feira (30) com o gerente de Reabilitação da Saúde, Luiz Armando Garlippe, para alguns questionamentos sobre o Centro de Referência do Autista. Segundo o parlamentar, a reunião foi marcada por conta da grande demanda de mães de autistas e responsáveis que querem saber sobre o andamento das obras do local.
Garlippe explicou a Mendes que para a finalização da obra restam poucas coisas para serem executadas, como alguns retoques e equipar o espaço. “Também haverá contratação de profissionais. A previsão é de que sejam contratados sete profissionais de nível superior, além da equipe operacional, que envolve, por exemplo, recepção e limpeza.”
Questionado sobre qual seria a porta de entrada para as pessoas terem acesso ao Centro de Referência, afirmou que a demanda do Centro será espontânea, ou seja, as pessoas identificadas com autismo poderão ir até o mesmo e de lá serão direcionadas para as políticas públicas existentes no município: na Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação (CER), onde já acontece atendimentos; na Educação; além das existentes nos níveis municipal, estadual e federal.
A entrega do Centro com tudo pronto e funcionando ocorrerá em breve. Haverá um conselho gestor composto por representantes de vários segmentos, como Educação, Saúde, pais, bem como de organizações e instituições representantes de pessoas com autismo.
Garlippe lembra que as pessoas com autismo já são atendidas no CER desde 2017 e que, por meio do novo Centro, serão implementados mais atendimentos com a contratação de novos profissionais. “Com isso, teremos atendimentos tanto no CER quanto no Centro de Referência do Autismo”.
Karina Maia, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), que acompanhou a reunião, disse que as frentes dentro do município têm encaminhado as pessoas com autismo para atendimento e que tem havido movimentação dentro das unidades básicas de saúde, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e das secretarias. “A preocupação de tentar ajudar e encaminhar já existe e com a vinda do Centro, obviamente, as pessoas terão um norte maior, um local onde poderão ser diagnosticadas e informadas sobre várias dúvidas que venham a ter sobre o autismo.”
Vale ressaltar que, em março de 2017, Mendes articulou uma reunião com a presença do prefeito Edinho Silva (PT), que garantiu a criação de um grupo de trabalho para viabilizar um Centro de Referência especializado no atendimento a pessoas com autismo em Araraquara.
O Centro vai funcionar no Jardim Dom Pedro I, ao lado do CER “Dr. Eduardo Lauand”, que será responsável pela gestão do espaço, e é vinculado à Secretaria Municipal da Saúde.
O local contará com salas de atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimento individual e em grupo, sala de reunião, recepção e banheiros.
Sobre o autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento, e é mais comum em meninos. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.
O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave, sendo possível trabalhar medidas que proporcionam um grande avanço na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas.
As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.
Assessoria de gabinete do vereador Roger Mendes (Progressistas)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Nov...
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...
Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.