Notícias



Parlamentar dialoga sobre andamento do Centro de Referência do Autismo



85


O vereador Roger Mendes (Progressistas) se reuniu na quarta-feira (30) com o gerente de Reabilitação da Saúde, Luiz Armando Garlippe, para alguns questionamentos sobre o Centro de Referência do Autista. Segundo o parlamentar, a reunião foi marcada por conta da grande demanda de mães de autistas e responsáveis que querem saber sobre o andamento das obras do local.

Garlippe explicou a Mendes que para a finalização da obra restam poucas coisas para serem executadas, como alguns retoques e equipar o espaço. “Também haverá contratação de profissionais. A previsão é de que sejam contratados sete profissionais de nível superior, além da equipe operacional, que envolve, por exemplo, recepção e limpeza.”

Questionado sobre qual seria a porta de entrada para as pessoas terem acesso ao Centro de Referência, afirmou que a demanda do Centro será espontânea, ou seja, as pessoas identificadas com autismo poderão ir até o mesmo e de lá serão direcionadas para as políticas públicas existentes no município: na Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação (CER), onde já acontece atendimentos; na Educação; além das existentes nos níveis municipal, estadual e federal.

A entrega do Centro com tudo pronto e funcionando ocorrerá em breve. Haverá um conselho gestor composto por representantes de vários segmentos, como Educação, Saúde, pais, bem como de organizações e instituições representantes de pessoas com autismo.

Garlippe lembra que as pessoas com autismo já são atendidas no CER desde 2017 e que, por meio do novo Centro, serão implementados mais atendimentos com a contratação de novos profissionais. “Com isso, teremos atendimentos tanto no CER quanto no Centro de Referência do Autismo”.

Karina Maia, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), que acompanhou a reunião, disse que as frentes dentro do município têm encaminhado as pessoas com autismo para atendimento e que tem havido movimentação dentro das unidades básicas de saúde, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e das secretarias. “A preocupação de tentar ajudar e encaminhar já existe e com a vinda do Centro, obviamente, as pessoas terão um norte maior, um local onde poderão ser diagnosticadas e informadas sobre várias dúvidas que venham a ter sobre o autismo.”

Vale ressaltar que, em março de 2017, Mendes articulou uma reunião com a presença do prefeito Edinho Silva (PT), que garantiu a criação de um grupo de trabalho para viabilizar um Centro de Referência especializado no atendimento a pessoas com autismo em Araraquara.

O Centro vai funcionar no Jardim Dom Pedro I, ao lado do CER “Dr. Eduardo Lauand”, que será responsável pela gestão do espaço, e é vinculado à Secretaria Municipal da Saúde.

O local contará com salas de atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimento individual e em grupo, sala de reunião, recepção e banheiros.

 

Sobre o autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento, e é mais comum em meninos. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave, sendo possível trabalhar medidas que proporcionam um grande avanço na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas.

As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

 

Assessoria de gabinete do vereador Roger Mendes (Progressistas)


Publicado em: 01 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!