478
PARLAMENTO JOVEM - Edição 2014
Primeira Etapa
O projeto Parlamento Jovem teve em sua primeira etapa um curso "PODER LEGISLATIVO: CIDADANIA EM EXPANSÃO", dividido em 04 (quatro) módulos: Poder Legislativo, Inclusão, Relações Étnico-Raciais e Diversidade Sexual e Gênero, sendo o público-alvo os gestores, coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental (atuantes no 9º ano) das redes municipal, estadual e particular, com uma carga horária total de 16 horas, no períodos da manhã e da tarde com 60 vagas cada.
O objetivo desse curso foi contribuir para a formação política de seus profissionais (professores e coordenadores do ensino fundamental).
Segunda Etapa
Essa etapa foi dividida em dois momentos: um curso "PODER LEGISLATIVO", sendo o público-alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas participantes, ministrado em sala de aula, visando ensinar esses jovens as funções e o cotidiano do Poder Legislativo, com uma carga horária de 2 horas-aula, durante o período de aula, no qual o aluno encontra-se matriculado, sendo que a instituição responsável pela formação é a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, através de parceria com o Laboratório de Política e Governo da UNESP/Araraquara.
No segundo momento, foi realizada a oficina de elaboração de Projetos de Lei, objetivando instruir os alunos sobre como se constrói um projeto de lei e sua tramitação. Nessa atividade os estudantes trabalharam em dupla (titular e suplente do projeto), com uma carga horária de 2 horas-aula, durante o período de aula, sendo que a instituição responsável pela formação é a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, através de parceria com o Laboratório de Política e Governo da UNESP/Araraquara.
Terceira Etapa
As escolas que fizeram adesão ao Projeto Parlamento Jovem, realizaram uma seleção interna para a escolha de um projeto de lei dos alunos que participaram da oficina, e no caso onde houvesse mais de um 9º ano, a eleição foi de um único projeto de lei que representasse a instituição, sendo que a seleção foi realizada pelos docentes e pela equipe gestora da unidade escolar. Após a escolha do Projeto, foi encaminhado para a Câmara Municipal dentro do prazo estabelecido.
A Câmara Municipal , através de uma comissão, selecionou os 18 (dezoito) projetos do montante proveniente das três redes de ensino (Municipal, Estadual e Particular).
Quarta e última Etapa
Pré-vivência na Câmara Municipal de uma sessão pelos alunos que tiveram seus projetos (18) selecionados para prepará-los para a sessão parlamentar do Parlamento Jovem, sendo que a Escola do Legislativo de Araraquara foi responsável pela organização dessa fase.
Vivência na Câmara Municipal de uma sessão oficial pelos alunos que tiveram seus projetos (18) selecionados, sendo que a Escola do Legislativo de Araraquara foi responsável pela organização dessa fase, com a participação da Diretoria Legislativa e do Laboratório de Política e Governo da UNESP.
ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO PARLAMENTO JOVEM - Edição 2014:
Municipais: EMEF Eugênio Trovatti, EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza, EMEF Henrique Scabello, EMEF Hermínio Pagotto, EMEF Luiz Roberto S. Fortes, EMEF Maria de Lourdes da S. Prado, EMEF Olga Ferreira Campos, EMEF Rafael de Medina, EMEF Ricardo C. C. Monteiro, EMEF Ruth Villaça C. L. Cardoso, EMEF Waldemar Saffiotti.
Estaduais: EE Profª Angelina Lia Rolfsen, EE Prof. Antonio dos Santos, EE Prof. Augusto da Silva César, EE Dep. Leonardo Barbieri, EE Dorival Alves, EE João Batista de Oliveira, EE João Manoel do Amaral, EE Maria Isabel Rodrigues Orso, EE Pedro José Neto, EE Prof. Lysanias de O Campos, EE Prof.Victor Lacorte.
Particulares: Colégio Objetivo - Duque e Colégio Pueri Domus.
ALUNOS PARTICIPANTES - Vereadores jovens
Titulares: Bárbara Morelli Moro, Beatriz Perez Volner, Bruna Cabral Pradelli, Dassuan Gomes dos Santos, Guilherme Batista, Jadson dos Santos Moura, Jaqueline Martins da Silva, Larissa Oliveira Fernandes , Luana Fernandes, Monique Gabriela de Oliveira, Paola Gabriela Marques Costa, Pollyana Bettyni Fray, Rafael Nunes Vassalo Mendes, Rafaela da Silveira, Rafaela Fernandes Morelli, Raquel Oliveira Generoso, Thais Ribeiro e Vitoria Cristina Neves.
Suplentes: Ana Luíza Carneiro, Arthur Cruz, Barbara Veloso, Devanil de Oliveira Junior , Elisabete Silva, Érica Gouveia, Felipe Gomes, Felipe Martins, Fillipe de Pádua , Gessica Maciel, Gustavo Henrique, João de Santiago, Larissa Cristina, Lucas Carneiro, Luis Felipe Bartolo, Márcia de Lima, Mateus Germano e Richard Pastre.
Fonte: Escola do Legislativo
Publicado em: 30 de janeiro de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante o ano de 2024, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara deu sequência a seu trabalho de formação cidadã e realizou fóruns municipais, cursos, palestras, podcasts e os...
O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo (EL), recebeu 189 pessoas em 13 visitas realizadas durante este ano. São alunos de unidades de ensino e de aprendizagem profissional, além de rep...
Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, foi realizado na quinta-feira (28), o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”, uma iniciativa da Escol...
Na tarde desta segunda-feira (25), a Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou uma capacitação para vereadores eleitos de Araraquara, Américo Brasiliense e Matão, antecedendo a semana de tr...
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o cur...
Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.