Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
341
Pesquisa qualitativa de opinião indica que o serviço prestado pelo Consórcio Araraquara de Transportes (CAT) tem avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano. O resultado da pesquisa foi um dos temas de reunião realizada esta semana na Viação Paraty, entre o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB); o diretor do CAT, Mauro Herszkowics, o diretor do CAT e presidente da Viação Paraty; Gustavo Herszkowicz, diretor da Viação Paraty e o gerente do CAT, Carlos Aureliano.
“Como vereador, acompanhamos a execução do contrato de concessão do transporte coletivo urbano pelo CAT. Houve uma grande melhora no transporte na cidade como demonstra a pesquisa. Existem questões pontuais que estão sendo ajustadas e outras que já estão no planejamento para que sejam feitas as mudanças necessárias, conforme nos informou o diretor do CAT. Com a criação da Ouvidoria do CAT, foi aberto um canal de comunicação direto com os usuários, cuja participação é fundamental para aprimorar os serviços prestados pelo consórcio”, disse Yashuda.
De acordo com a pesquisa, comparando a operação atual à gestão anterior (CTA), 68% avaliam que o CAT realiza um trabalho melhor, enquanto 5% acreditam que o serviço piorou. O restante, 23% entende que não houve alteração quanto à qualidade do serviço prestado. Para 58% dos entrevistados, o transporte de ônibus na cidade está entre ótimo e bom; 28% avaliam como regular e 14% julgam ruim o serviço oferecido no município.
Os destaques positivos da avaliação foram ônibus e motoristas. Os ônibus foram aprovados com 76% de avaliações ótimo e bom, diante de apenas 6% de reprovação (ruim ou péssimo). Na comparação com a CTA, 64% acreditam que está melhor, diante de apenas 3% que entendem ter piorado. Nos quesitos limpeza e conservação, a aprovação é de 78% dos entrevistados. No item pontualidade, a percepção de melhoria em relação ao transporte operado pela CTA é de 86%.
Em relação aos condutores, a aprovação sobre a educação e atenção chega a 78%. Quando questionados sobre a educação dos motoristas para com idosos e pessoas com deficiência, 74% dos entrevistados avaliaram de maneira positiva.
Quando a pergunta é sobre a apresentação e asseio dos motoristas a avaliação é positiva para 84% dos entrevistados. 76% avaliaram positivamente o cuidado dos motoristas no embarque e desembarque dos passageiros. 79% aprovam a obediência dos motoristas aos sinais para embarque e desembarque e, concluindo, 70% se sentem seguros com a maneira com que o motorista conduz o ônibus.
“Os dados obtidos com a pesquisa nos permitem traçar o perfil dos usuários, confirmar acertos e evidenciar pontos de melhorias, direcionando os próximos passos de maneira mais assertiva e em consonância com as expectativas dos cidadãos de Araraquara. O índice de aprovação nos dá a certeza de estamos no caminho certo e nos motiva a melhorar a cada dia”, disse Mauro Herszkowicz.
CAT
O CAT, que reúne as empresas Cruz a Viação Paraty, iniciou a operação das linhas do transporte público na cidade em maio de 2016, implementando diversas ações que incluem frota 100% zero quilômetro; modernização no sistema de bilhetagem eletrônica, com a implantação dos cartões “Novocard” e substituição dos coletores de embarque nos ônibus, que passaram a ser equipados com câmeras que permitem a leitura biométrica facial, garantindo maior confiança e segurança aos portadores do cartão; implantação do sistema de monitoramento operacional dos veículos, via GPS; implantação da Central de Informações e Ouvidoria CAT; implantação de câmeras no interior dos ônibus, para oferecer maior segurança a passageiros e funcionários; além da contratação de 326 colaboradores.
A pesquisa qualitativa de opinião foi realizada pela empresa Factual Pesquisa Ltda e tem um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.