494
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimentos que o Município realizará nos próximos quatro anos.
O documento, entregue ao presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), em ato oficial realizado na Prefeitura em 14 de agosto, deverá ser apresentado aos parlamentares, que poderão propor emendas à peça orçamentária. Essas emendas serão encaminhadas ao Executivo no final dos trabalhos para serem aprovadas ou rejeitadas.
No PPA, são detalhados como serão aplicados os recursos públicos, com base em previsões feitas pelas secretarias e sugestões enviadas pela população. O plano é elaborado no primeiro ano de cada gestão, tem validade até o final do primeiro ano do mandato seguinte e serve de base para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A LDO organiza o orçamento anual, definindo as metas para o ano seguinte, e é a partir dela que surge a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima receitas e despesas públicas e detalha como o governo arrecadará recursos e como esses valores serão utilizados.
Durante as audiências, que terão transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), Facebook e YouTube, o público poderá participar diretamente do Plenário ou enviar as dúvidas relacionadas ao assunto pelas redes sociais.
Confira a agenda de apresentações (todas ocorrerão às 14 horas):
Segunda-feira (01/09): Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Governo; Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento; e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Quarta-feira (03/09): Controladoria-Geral do Município; Procuradoria-Geral do Município; e Câmara Municipal de Araraquara.
Sexta-feira (05/09): Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana; Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; e Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport).
Segunda-feira (08/09): Secretaria Municipal de Comunicação; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano; Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; e Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).
Quarta-feira (10/09): Secretaria Municipal de Cultura; Fundação de Arte e Cultura (Fundart); Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada a...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.