848
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimentos que o Município realizará nos próximos quatro anos.
O documento, entregue ao presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), em ato oficial realizado na Prefeitura em 14 de agosto, deverá ser apresentado aos parlamentares, que poderão propor emendas à peça orçamentária. Essas emendas serão encaminhadas ao Executivo no final dos trabalhos para serem aprovadas ou rejeitadas.
No PPA, são detalhados como serão aplicados os recursos públicos, com base em previsões feitas pelas secretarias e sugestões enviadas pela população. O plano é elaborado no primeiro ano de cada gestão, tem validade até o final do primeiro ano do mandato seguinte e serve de base para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A LDO organiza o orçamento anual, definindo as metas para o ano seguinte, e é a partir dela que surge a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima receitas e despesas públicas e detalha como o governo arrecadará recursos e como esses valores serão utilizados.
Durante as audiências, que terão transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), Facebook e YouTube, o público poderá participar diretamente do Plenário ou enviar as dúvidas relacionadas ao assunto pelas redes sociais.
Confira a agenda de apresentações (todas ocorrerão às 14 horas):
Segunda-feira (01/09): Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Governo; Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento; e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Quarta-feira (03/09): Controladoria-Geral do Município; Procuradoria-Geral do Município; e Câmara Municipal de Araraquara.
Sexta-feira (05/09): Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana; Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; e Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport).
Segunda-feira (08/09): Secretaria Municipal de Comunicação; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano; Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; e Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).
Quarta-feira (10/09): Secretaria Municipal de Cultura; Fundação de Arte e Cultura (Fundart); Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.