Notícias



Política de desenvolvimento da primeira infância é proposta ao Executivo

Ação foi proposta em indicação da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Nesta sexta-feira (14), a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou a Indicação nº 292/2022, sugerindo a elaboração da Política Municipal pela Primeira Infância no Município de Araraquara.

Segundo a parlamentar, a vivência durante os primeiros seis anos de cada ser fará diferença para toda a vida. Ela informou que já é comprovado pela neurociência que, durante a primeira infância, as conexões neurais estão em seu desenvolvimento mais intenso, construindo a base para o funcionamento do cérebro ao longo de toda a vida.

“Esse momento é primordial para a formação do adulto, pois jamais voltaremos a fazer tantas conexões neurais quanto nessa fase de nossa vida. Transcender a discussão para além da garantia da vaga na creche é determinante, não reduzindo a importância dessa instituição tão necessária para o país, porém, a temática nos exige outros olhares e políticas intersetoriais”, argumentou Fabi.

Referenciando a Agência Brasil, a vereadora explicou que funções cerebrais responsáveis por muitas das habilidades necessárias na vida são geradas na primeira infância com as funções executivas, sendo um conjunto de três dimensões composto por memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.

A parlamentar informou ainda que propostas de educação integral que desenvolva na criança competências que irão refletir de maneira decisiva na vida adulta já foram sugeridas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 das Nações Unidas.

Fabi considerou que regulamentar a Política Municipal pela Primeira Infância, tendo como base a Lei Estadual nº 17.347/2021 e a Lei Federal nº 13.257/2016, é essencial e fará grande diferença no futuro de Araraquara. “O município irá promover um impacto positivo no desenvolvimento das crianças, que se tornarão adultos mais sadios e preparados para a vida em uma sociedade mais igualitária”, finalizou.

Estão entre as ações propostas pela vereadora, garantir o direito de brincar, qualificar os profissionais sobre as especificidades da primeira infância, reforçar a importância do atendimento domiciliar (especialmente em condições de vulnerabilidade), envolver crianças de até seis anos na formatação de políticas públicas e instituir direitos e responsabilidades iguais entre mães, pais e responsáveis. A proposta da Política está anexa e pode ser conferida na íntegra acessando o documento da Indicação.


Publicado em: 14 de janeiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira é tema de palestra

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de q...



Agenda Esportiva – 28/03

28 de março de 2024

Capoeira No sábado (30), às 11 horas, a praça do Yolanda Ópice recebe o projeto "Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade". A iniciativa busca promover a prática da modalidade, além de fortalecer...



Agenda Cultural – 28/03

28 de março de 2024

Feira No sábado (30), das 10 às 19 horas, tem a Feira Tô Em Casa, no Parque Infantil, no Centro, com trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que...



Covid-19 e dengue (28/03)

28 de março de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (28), mais 38 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 6.869 casos confirmados em 2024. São 9 pacientes internados em Araraquara: 4 em UTI e 5 e...



Reajuste no subsídio do prefeito impacta escala de trabalho dos médicos do município

27 de março de 2024

O Projeto de Lei (PL) que reajustou os valores dos subsídios de prefeito e vice-prefeito de Araraquara para R$ 29.325,00 e R$ 14.662,50, respectivamente, foi aprovado pela Câmara em Sessão Ordinári...



Ginásio da Pista passará por reforma geral

27 de março de 2024

No início de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) indagou a Prefeitura sobre as condições estruturais - problemas no telhado e quadras poliesportivas fechadas - do Ginásio Guilherme Fragoso Fe...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!