714
Desde novembro de 2020, a ponte dos Machados está interditada para reformas e a obra tem sido alvo de constante fiscalização parlamentar. No dia 29 de maio, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento nº 413/2023, questionando a Prefeitura sobre o andamento dos serviços.
Como resposta, o Executivo informou que, após problemas com ambas as empresas – primeira e segunda colocadas na licitação –, foi convocada a terceira construtora classificada, a qual formalizou o contrato e está executando o serviço.
De acordo com o documento, a empresa tem desempenhado os trabalhos “a contento, disponibilizando materiais e mão de obra com agilidade, evitando assim intercorrências que reduzam ou paralisem a execução dos serviços”. Além disso, a Prefeitura informou que a previsão para a conclusão das obras é a segunda quinzena de agosto, conforme prazo estabelecido em contrato.
Sobre os motivos do atraso
Em relação aos problemas que resultaram no atraso das obras, o Executivo explicou que, na segunda quinzena de agosto de 2021, durante a execução da etapa inicial, foi identificada a necessidade de realizar o desvio dos dutos da Cutrale, pois, pela proximidade com a rede, poderia ocorrer o rompimento daquela tubulação, “tornando temerária a execução das estacas com possíveis prejuízos ao meio ambiente e à indústria”. Por isso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizou reunião presencial com a fábrica, a fim de averiguar a destinação da tubulação existente, bem como apresentar o projeto de execução da nova ponte.
Como resultado dos estudos, foi realizada a paralização da obra para a execução do desvio da tubulação, com prazo estimado de 90 dias, quando o Município efetuou a suspensão do contrato por 120 dias. Porém, a Cutrale antecipou a conclusão dos serviços, conforme protocolo de 20 de outubro de 2021.
Restava ainda a execução dos serviços da CPFL Paulista, realocação dos postes e rede de energia, os quais foram solicitados em agosto de 2021 e concluídos em outubro do mesmo ano. A Prefeitura informou também que, com a retomada das obras, foi providenciada a “Ocupação Temporária” em virtude de as tratativas com o particular “terem se mostrado lentas e ineficientes”. Somente após a aplicação do poder de império foi possível a efetiva demolição da ponte.
Ainda segundo o documento, tal retomada se deu no período de chuvas, o que prejudicou o andamento das obras. Por diversas vezes, os serviços foram interrompidos por conta do volume da água, que chegou ao nível da pista. Ocorreu ainda um caso em que o operador da máquina que trabalhava no leito do rio precisou abandonar o equipamento por conta de uma cheia repentina ocasionada por chuvas na região.
“É fundamental que a Ponte dos Machados seja entregue no prazo estabelecido, sem nenhum novo atraso. Essa obra é de extrema importância para os moradores da região e para os motoristas que transitam diariamente pelo local. Contamos plenamente com o comprometimento da Prefeitura para garantir mais segurança e mobilidade à nossa comunidade”, conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Teatro Baseado em fatos reais, a Cia Cais do Porto apresenta o espetáculo "Coragem! Até que o amor venha nos matar". A peça conta a intensa e emocionante trajetória de Elisa e Marcela, duas mulher...
Futebol No domingo (23), às 17 horas, na Fonte Luminosa, a Ferroviária recebe a Portuguesa Santista pela 12ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Após voltar a vencer na última rodada, a equ...
Na segunda-feira (10), a vereadora Maria Paula (PT) protocolou uma Indicação à Prefeitura, solicitando melhorias na infraestrutura do CER Professora Eudóxia Pinto Ferraz, no Parque São Paulo. “Dia...
Após receber denúncias de usuários do novo Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA3), localizado no Jardim Quitandinha, sobre falta de zeladoria no local, o vereador Cristiano da Silva (PL) enviou as in...
Ao considerar a importância do programa “Educa Mais” para o município, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou à Prefeitura, na segunda-feira (17), um Requerimento, solicitando informações sobre...
A manutenção da estrutura oferecida pela Prefeitura, disponibilizando tendas, mesas, cadeiras, bebedouros e banheiros químicos aos feirantes, e a regulamentação da Lei de Economia Criativa foram os...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.