555
Desde novembro de 2020, a ponte dos Machados está interditada para reformas e a obra tem sido alvo de constante fiscalização parlamentar. No dia 29 de maio, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento nº 413/2023, questionando a Prefeitura sobre o andamento dos serviços.
Como resposta, o Executivo informou que, após problemas com ambas as empresas – primeira e segunda colocadas na licitação –, foi convocada a terceira construtora classificada, a qual formalizou o contrato e está executando o serviço.
De acordo com o documento, a empresa tem desempenhado os trabalhos “a contento, disponibilizando materiais e mão de obra com agilidade, evitando assim intercorrências que reduzam ou paralisem a execução dos serviços”. Além disso, a Prefeitura informou que a previsão para a conclusão das obras é a segunda quinzena de agosto, conforme prazo estabelecido em contrato.
Sobre os motivos do atraso
Em relação aos problemas que resultaram no atraso das obras, o Executivo explicou que, na segunda quinzena de agosto de 2021, durante a execução da etapa inicial, foi identificada a necessidade de realizar o desvio dos dutos da Cutrale, pois, pela proximidade com a rede, poderia ocorrer o rompimento daquela tubulação, “tornando temerária a execução das estacas com possíveis prejuízos ao meio ambiente e à indústria”. Por isso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizou reunião presencial com a fábrica, a fim de averiguar a destinação da tubulação existente, bem como apresentar o projeto de execução da nova ponte.
Como resultado dos estudos, foi realizada a paralização da obra para a execução do desvio da tubulação, com prazo estimado de 90 dias, quando o Município efetuou a suspensão do contrato por 120 dias. Porém, a Cutrale antecipou a conclusão dos serviços, conforme protocolo de 20 de outubro de 2021.
Restava ainda a execução dos serviços da CPFL Paulista, realocação dos postes e rede de energia, os quais foram solicitados em agosto de 2021 e concluídos em outubro do mesmo ano. A Prefeitura informou também que, com a retomada das obras, foi providenciada a “Ocupação Temporária” em virtude de as tratativas com o particular “terem se mostrado lentas e ineficientes”. Somente após a aplicação do poder de império foi possível a efetiva demolição da ponte.
Ainda segundo o documento, tal retomada se deu no período de chuvas, o que prejudicou o andamento das obras. Por diversas vezes, os serviços foram interrompidos por conta do volume da água, que chegou ao nível da pista. Ocorreu ainda um caso em que o operador da máquina que trabalhava no leito do rio precisou abandonar o equipamento por conta de uma cheia repentina ocasionada por chuvas na região.
“É fundamental que a Ponte dos Machados seja entregue no prazo estabelecido, sem nenhum novo atraso. Essa obra é de extrema importância para os moradores da região e para os motoristas que transitam diariamente pelo local. Contamos plenamente com o comprometimento da Prefeitura para garantir mais segurança e mobilidade à nossa comunidade”, conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.