847
Em abril deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) enviou o Requerimento nº 357/2022 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos a respeito da terceirização de serviços de cozinha em algumas escolas municipais de Araraquara. Em resposta, o Executivo informou que quatro unidades possuem a alimentação terceirizada, sendo elas: Centro de Educação e Recreação (CER) Professor José Ênio Casalecchi, CER Professora Lourdes Aparecida Carvalho Prado, CER Prefeito Clodoaldo Medina e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Edmilson de Nola Sá.
A Secretaria Municipal de Educação também identificou a empresa que presta os serviços e enviou o contrato firmado, o qual tem vigência de 12 meses. De acordo com o documento, a prestadora do serviço é responsável pelo preparo e distribuição de alimentação balanceada e em condições sanitárias adequadas, que atendam os padrões nutricionais e dispositivos legais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Também foi explicado que a empresa prepara as refeições de acordo com o cardápio elaborado pelas nutricionistas da Secretaria da Educação, sendo o mesmo oferecido nas demais unidades. Em relação ao controle, a equipe técnica da Alimentação Escolar da pasta faz a fiscalização da prestação do serviço, por meio de visitas técnicas in loco, realizando monitoramentos com análise das características organolépticas (sabor, cor, odor, textura) do prato oferecido.
O parlamentar questionou ainda sobre o número de merendeiras concursadas e foi informado de que atualmente o quadro da Prefeitura conta com 287 profissionais e que há previsão de abertura de concurso público para tal função ainda em 2022.
Ao perguntar sobre as vantagens de terceirizar tal serviço, uma vez que a Secretaria de Educação tradicionalmente oferece o serviço de alimentação, fazendo a compra dos suprimentos e realizando o preparo com servidoras de carreira, Bianco obteve como resposta a afirmação de que a terceirização desse serviço garante a mão de obra e com mesma qualidade daquele prestado pela rede municipal de ensino, já que hoje o quadro atual apresenta alto índice de afastamento e absenteísmo.
Outros benefícios, segundo a Prefeitura, são o fornecimento de uniforme e equipamentos de proteção individuais, além da aquisição e manutenção de utensílios e materiais de limpeza.
Para Bianco, “é extremamente importante que os Vereadores e a Prefeitura façam uma fiscalização rigorosa nas atividades das cozinhas terceirizadas. Por um lado, o serviço de alimentação escolar sempre foi executado, em todo seu processo, por servidores públicos de carreira, com extrema qualidade. Por outro, a alimentação escolar é fundamental porque além de ser uma política pública de combate à evasão escolar e melhoria no processo de aprendizagem, é ainda a garantia do direito à alimentação, da erradicação da carestia e da insegurança alimentar. De todo modo, por ser um processo inicial, precisamos garantir o melhor funcionamento possível e garantir a qualidade do serviço.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A rede municipal de saúde possui 24 unidades que fazem a entrega de medicamentos, segundo explicações da Prefeitura em resposta a um requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT). A parlamentar havi...
Dezenas de pessoas compareceram ao Plenário da Câmara para a Audiência Pública “Escolas Cívico-Militares em Araraquara” nesta quarta-feira (27). O evento, convocado pelo vereador Cor...
Duas praças em Araraquara estão precisando de limpeza, aponta o vereador Michel Kary (PL), que apresentou duas indicações à Prefeitura, solicitando a realização do serviço nos locais. A primeir...
No final de julho, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a ponte de acesso que liga a Avenida Bandeirantes, no Santana, ao Jardim Universa...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere a realização de estudo técnico de engenharia para verificar a viabilidade de alargamento da Rua Napoleão Selmi Dei, pró...
"Cuidando para Cuidar" é o tema do evento gratuito que ocorrerá no auditório da Uniara no próximo dia 11, uma quinta-feira, das 8 às 12 horas, integrando as ações do Setembro Amarelo, mês em que se...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.