Notícias



Prefeitura apresenta relatório de dívidas sem notas de empenho deixadas pela gestão anterior

São R$ 42 milhões em diversas secretarias, segundo resposta do Executivo a requerimento do vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Foto: Freepik

2648


Em resposta a requerimento do presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura apresentou detalhes sobre dívidas sem notas de empenho supostamente deixadas pela gestão anterior, finalizada em 31 de dezembro.

 

Segundo o Executivo, esse valor é de R$ 42.016.734,13, sendo:

- R$ 31.561.333,51 na Saúde;

- R$ 1.180.199,61 na Educação;

- R$ 212.031,54 na Assistência Social;

- R$ 9.063.169,47 em dívidas com a CPFL (referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024), o que inclui diversas secretarias.

 

O assunto veio à tona na Sessão Ordinária do dia 11 de fevereiro, quando foi aprovado um projeto de lei da Prefeitura que abria créditos para inclusão dessas despesas no orçamento deste ano, já sob a nova gestão.

 

O empenho é a etapa em que a administração reserva o dinheiro que será pago quando o produto for entregue ou o serviço for concluído.

 

No requerimento, o parlamentar quis saber:

- As dívidas que não possuem notas de empenho e os respectivos credores;

- As secretarias ou órgãos da administração municipal responsáveis por essas dívidas sem notas de empenho;

- Quais medidas a administração municipal está adotando para regularizar a situação dessas dívidas;

- Se existe algum relatório ou documento que detalhe a relação de todas as dívidas sem notas de empenho;

- A lista completa das dívidas a serem quitadas, com a indicação daquelas que possuem e das que não possuem notas de empenho.

 

Na resposta, a gestão municipal afirma que solicitou autorização legislativa para classificar essas dívidas como “Despesas de Exercício Anterior”. “Além disso, está providenciando a reunião de todos os documentos pertinentes, incluindo contratos, notas fiscais e relatórios, garantindo a devida comprovação dos gastos. Todo esse material está sendo disponibilizado aos órgãos de controle interno e externo”, diz o documento.

 

O texto ainda destaca que a administração “reafirma seu compromisso com os princípios da transparência, legalidade e regularização de todas as obrigações financeiras do município”.

 

“As dívidas passadas, objeto do crédito adicional suplementar, estão sendo minuciosamente analisadas para garantir a correta execução dos pagamentos dentro dos preceitos legais”, informa a Prefeitura.

 

No sistema da Câmara, na página da resposta ao requerimento, podem ser acessadas as listas detalhadas com as dívidas sem notas de empenho, contendo valores, credores, data de emissão das notas fiscais e de execução dos serviços, entre outras informações.

 

“É extremamente grave descobrir que a antiga gestão deixou um rombo de mais de R$ 42 milhões em dívidas não registradas por notas de empenho — as chamadas ‘pedaladas fiscais’. Essa manobra escancara uma falta de responsabilidade fiscal e um total desrespeito com a transparência no uso do dinheiro público. As ‘pedaladas fiscais’ não são apenas um erro administrativo, mas uma afronta à boa gestão e à confiança da população. Nosso dever é cobrar firmeza da atual administração para que esses erros sejam corrigidos com seriedade, dentro da legalidade e com total prestação de contas. Vamos seguir fiscalizando de perto, exigindo explicações e acompanhando cada passo da regularização dessas dívidas”, afirma Angeli.


Publicado em: 09 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!