Notícias



Prefeitura detalha andamento de contratação de entidade para atender dependentes químicos

Informações foram prestadas pela Secretaria Municipal da Saúde em resposta a Requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT)

Publicado por: Foto: Freepik

440


A Prefeitura enviou à Câmara informações sobre o andamento de processo licitatório para nova contratação de entidade especializada em tratamento de pessoas com dependência química. Os dados foram detalhados em resposta a Requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT).

 

Segundo o parlamentar, o Executivo havia afirmado em fevereiro, em resposta a outro Requerimento, que o processo estava em andamento e terminaria ainda naquele mês. Por isso, Alcindo fez novos questionamentos:

- Qual a etapa atual da licitação, a modalidade escolhida e o valor estimado de contratação;

- Se existe previsão atualizada para a conclusão da licitação e assinatura do contrato com a futura entidade;

- Se houve interrupção no atendimento aos pacientes em função da descontinuidade do contrato com a Clínica Renovare.

 

Nesta nova resposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diz que estão em andamento dois procedimentos diferentes. Um pregão eletrônico já foi formalmente aberto e está na fase de análise documental. Também está em tramitação um credenciamento, atualmente em análise jurídica.

 

Constam no documento as tabelas com a descrição da quantidade e do valor estimado das diárias para internação por meio do pregão eletrônico e do credenciamento, o que inclui o atendimento a pacientes adultos e adolescentes, de ambos os sexos.

 

Sobre a previsão para conclusão do processo licitatório e assinatura do contrato com a futura entidade, o prazo para finalização deve ser de cerca de 30 dias (a resposta foi enviada em 13 de agosto), caso não haja pedido de recursos.

 

Em relação a uma possível interrupção no atendimento aos pacientes, a Prefeitura destaca que não houve prejuízo à assistência prestada. “Todos os pacientes que se encontravam internados na unidade da cidade de Charqueada concluíram o período de internação de três meses, sendo as últimas altas terapêuticas registradas no final de abril do presente ano”, afirma o Executivo.

 

O documento explica que foi dada continuidade às internações no início de abril, mas com reorganização do fluxo, com o objetivo de se adequar às normativas da Política de Saúde Mental.

 

“Esta política preconiza que a indicação de internações de longa permanência é de competência prioritária do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) e deve ocorrer somente quando esgotadas todas as possibilidades de tratamento em regime ambulatorial. Nesse contexto, pacientes e familiares foram devidamente orientados e redirecionados ao Caps-AD para a continuidade do acompanhamento”, afirma a Prefeitura.

 

Além disso, a gestão municipal diz que está buscando alternativas com instituições localizadas em cidades mais próximas de Araraquara, com o objetivo de facilitar a articulação com a equipe do Caps-AD e com as famílias.

 

Fiscalização

“Recebemos diversos relatos de cidadãos que não estão recebendo o devido encaminhamento, indicando que a estrutura atual não tem sido suficiente para atender à demanda. No âmbito da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas, instituída pela Resolução nº 572/2025, estamos acompanhando e discutindo sobre essa situação, pois é fundamental que o Município assegure a prestação contínua e adequada do tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas”, afirma Alcindo, após análise da resposta da Prefeitura.


Publicado em: 02 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento solicita informações sobre o Programa Araraquara em Sinais

30 de outubro de 2025

O Programa Araraquara em Sinais, instituído pela Lei nº 10.343, de 2021, é tema do Requerimento nº 1929/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Fabi Virgílio (PT).   O documento destaca que o p...



Documento sugere verificação de pagamentos antes da cobrança de dívidas de IPTU

30 de outubro de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou a Indicação nº 4996/2025, sugerindo à Prefeitura a adoção de um procedimento de verificação prévia de pagamentos junto ao sistema de arrecadação municipal...



Números de cortes de água e de famílias vulneráveis afetadas são questionados em Requerimento

30 de outubro de 2025

O número de desligamentos no fornecimento de água em Araraquara nos últimos dez meses é o tema do Requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT). O documento solicita que sejam apresentad...



Saldo de coleta

30 de outubro de 2025

A campanha de coleta de resíduos eletrônicos promovida pela Prefeitura no último sábado (25), na Praça Pedro de Toledo, arrecadou cerca de 4 toneladas de materiais. A arrecadação superou a quantida...



Dia de Finados (02/11)

30 de outubro de 2025

No domingo (2), Dia de Finados, serão celebradas três missas no Cemitério São Bento - às 7h, 11h15 e 15h -, e quatro no Cemitério dos Britos - às 7h30, 9h, 11h e 15h. A expectativa é que os dois ce...



Multivacinação (31/10)

30 de outubro de 2025

Nesta sexta-feira (31) será o último dia da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos. Todos os postos de vacinaçã...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!