265
Após muitas reclamações que chegaram ao gabinete da vereadora Luna Meyer (PDT), a parlamentar cobrou da Prefeitura explicações sobre o andamento das obras na ponte dos Machados, “já que não se tem informações sobre os próximos passos a serem dados rumo à solução do problema que se arrasta por meses”.
No documento, Luna solicitou informações que, no seu entendimento, não estão sendo repassadas à população. A ponte que fica localizada na Estrada Abílio Augusto Corrêa, entre Araraquara e Guarapiranga, está com problemas em sua estrutura e corre risco de desabamento. Em busca de esclarecimentos, a vereadora pediu à Prefeitura que cobrasse da Secretaria de Obras e Serviços Públicos respostas a várias dúvidas que ainda não foram esclarecidas.
Segundo a parlamentar, a Prefeitura informou, no dia 17 de setembro, que para que as obras fossem iniciadas era necessário um desvio na tubulação para que não houvesse riscos ou acidentes durante os trabalhos, o que deveria ser feito pela Cutrale no prazo de 90 dias, mas não foram informadas as datas de início e fim das obras.
Luna também cobrou respostas sobre o andamento dos processos e problemas que apareceram durante a execução dos serviços. “Quando foi identificada a necessidade de desvios na tubulação?”, questionou. “Por que o problema não foi identificado antes? A empresa contratada para execução dos serviços de demolição e reconstrução da ponte já fez outras obras no município? A empresa foi contratada através de licitação? Envie-nos o edital”, concluía a vereadora.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura declarou que o contrato com a empresa responsável pela obra se deu por meio de licitação pública e a reconstrução na ponte dos Machados será o primeiro serviço a ser realizado por ela no município.
Também relatou que a necessidade de um desvio na tubulação foi verificada ainda nos estudos das execuções das estacas da nova ponte. O problema só não identificado anteriormente, pois, segundo a equipe da empresa, não se tinha conhecimento da rede no local, sendo necessário interromper os trabalhos.
No dia 20 de outubro, a Cutrale solicitou a paralisação das obras para realização do desvio na tubulação; a contar desta data, ela tem 90 dias para conclusão do serviço. Além disso, a CPFL também precisa realizar a remoção dos postes para que a obra seja concluída. O processo se encontra em aberto. Por fim, a Prefeitura pretende finalizar as obras em 180 dias corridos, conforme especificado no documento licitatório.
Luna enfatiza que “o tempo está correndo, estamos no começo de dezembro e a ponte segue sem solução. Muitas promessas e pouca ação de fato. As chuvas vão começar e uma importante via pública corre sérios riscos de desabamento. É prioritário que esta ponte comece a ser reparada. A população que faz uso dessa via está em risco. Faz tempo”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...
Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...
A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...
Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...
Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas e outras propostas compõem a pauta de votação dos vereadores em duas s...
O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 segue aberto até dia 30 de novembro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas, m...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.