Notícias



Prefeitura responde sobre carga horária de psicólogos da rede municipal

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) havia questionado possível descumprimento do princípio da isonomia

322


Entre os cargos disponíveis, o Concurso Público nº 002/2018 previa o de psicólogo para a carga horária de 40 horas semanais. No mesmo concurso público, não era especificado em qual secretaria o profissional iria desempenhar suas funções e que essas secretarias poderiam ter carga horária diferenciada.

Na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o psicólogo, assim como o assistente social, desempenha a função “Técnico do Suas”, não havendo distinção entre os profissionais. A Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, estabeleceu impedimentos para as administrações municipais em contratação de recursos humanos, com a exceção de vacância e cargos já previstos. Na Lei n° 9.800, de 27 de novembro de 2019, o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), já consta 30 horas semanais para psicólogos.

Desde agosto, tem ocorrido vacância nos empregos públicos, e psicólogos convocados do Concurso Público nº 002/2018 estão sendo contratados com 30 horas semanais. Esses novos contratados substituem psicólogos que fazem 40 horas semanais, “ferindo assim, o princípio da isonomia”. Era o que entendia o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no Requerimento nº 893/2021, encaminhado à Prefeitura no dia 17 de setembro.

O parlamentar destacava o artigo 461 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que diz “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”. “Fica evidente que a relação entre funcionários com a mesma função técnica e com carga horária diferente é desigual”, argumentava Bianco.

Nesse sentido, o vereador solicitou informações sobre os procedimentos administrativos que seriam tomados para igualar as condições previstas no artigo 461 da CLT.

Em resposta, o secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, informou que foi constituída uma comissão de enquadramento dos servidores nos empregos das Leis nº 9.800, 9.801 e 9.802, de 2019, estando os trabalhos em vias de conclusão, porém o enquadramento propriamente dito somente poderá ser realizado após o término da vigência da Lei Complementar nº 173/2020, em razão da vedação de aumento de despesas com pessoal, inerente às novas regras.

“Para cumprimento das regras e diminuição de jornada de trabalho, em algumas prestações de serviços, será necessária a contratação de novos servidores, o que acarretará o aumento com despesas de pessoal, vedadas pela referida Lei Complementar até 31 de dezembro de 2021”, finaliza o secretário.


Publicado em: 09 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...



Câmara inicia jornada de sessões do segundo semestre

15 de julho de 2024

Após um breve recesso de dez dias, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara voltam a se reunir no Plenário em Sessão Ordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (16), com uma pauta in...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!