294
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), foi eleito membro da diretoria do Parlamento Regional Central (Araraquara e São Carlos) em um encontro que reuniu dezenas de vereadores, deputado e representantes de deputados ligados à causa municipalista na sexta-feira (7) na Câmara Municipal de Ibitinga (SP).
O evento foi organizado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
O Parlamento Regional Central abrange 26 municípios das regiões de Araraquara e São Carlos, os quais totalizam 959 mil habitantes e 750 mil eleitores. A diretoria eleita ficou assim composta: presidente: Alliny Sartori (vereadora de Ibitinga); vice-presidente: Marcos Antonio Rodrigues (presidente da Câmara de Borborema); 1º secretário: Jéferson Yashuda Farmacêutico (presidente da Câmara de Araraquara); e 2° secretário: Roselei Françoso (vereador de São Carlos).
“A consolidação do Parlamento Regional visa fortalecer a representação e o desenvolvimento regional, além de aprofundar o processo de integração administrativa, econômica e social”, disse Yashuda.
Já a vereadora Alliny Sartori disse que “o Parlamento é o extrato da sociedade. É necessário que os vereadores das 26 cidades se organizem para que juntos possam buscar melhorias, investimentos e o atendimento às principais demandas da nossa população”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, ressaltou a importância da valorização do papel do vereador na sociedade. “O vereador de hoje não atua só no dia da sessão ou numa reunião de comissões. O papel do vereador atualmente é buscar recursos e exigir de seus representantes na Assembleia e no Congresso Nacional práticas públicas que favoreçam seu município”. Também estiveram presentes o deputado estadual Marco Vinholi e o vereador de Araraquara, Zé Luis.
Seminário
Durante o encontro, aconteceu um seminário organizado pela Uvesp, com os seguintes temas: "A eleição dos municípios “Top Turismo”", com palestra de Aristides Cury, presidente da Skal São Paulo; "O poder das redes sociais no mandato", com a empresa GB3 Comunica, e "O processo legislativo e as dificuldades do início de mandato", com o advogado Cristiano Vilela, especialista em direito constitucional, administrativo e eleitoral.
A posse da diretoria eleita para o Parlamento Regional Central será realizada em Araraquara em data a ser definida.
Municípios
Os municípios que formam o Parlamento Regional Central são: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga, Trabiju, Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.