Notícias



Problemas de trânsito na Francisco Degni e arredores da Praça da Gruta são pontuados em documentos

Presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), esteve na unidade do Senai Araraquara e no Jardim Vitória para entender as demandas

764


Em meados de agosto deste ano, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), encontrou-se com o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários da Prefeitura, Daniel Gatti, e com o engenheiro de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Jelson Luiz Rossi, para uma possível solução aos problemas de trânsito na Avenida Professor Francisco Degni, em frente à unidade do Senai. Durante o encontro, eles discutiram alternativas para reduzir riscos de acidentes e organizar o tráfego, especialmente em horários de entrada e saída dos alunos do Senai, quando há maior concentração de veículos, ônibus fretados e coletivos.

 

Ônibus com superlotação

O parlamentar foi acionado por gestores e funcionários do Senai Araraquara que relataram os problemas no local. De acordo com a gerente administrativo-financeira da instituição, Fernanda Vidal, alunos da unidade estão sendo prejudicados pela baixa oferta de ônibus da empresa Paraty, responsável pelo transporte até o terminal de integração. “Com o aumento de estudantes matriculados, de 400 para 600 alunos nos três turnos do Senai, não existe meio de transporte suficiente para atender a demanda, principalmente nos horários de pico, das 17h30 às 19 horas, e às 22 horas, quando os ônibus transitam muito lotados, deixando alunos esperando no ponto por bastante tempo”, relata Fernanda.

 

Para atender a demanda da instituição de ensino, Angeli enviou à Prefeitura uma Indicação, solicitando a ampliação de oferta de transporte coletivo na Avenida Professor Francisco Degni. “Tivemos a informação de que cerca de 200 alunos utilizam o transporte coletivo simultaneamente, e houve redução de dois ônibus para apenas um, agravando a superlotação e atrasos. Os veículos frequentemente param fora do local indicado, comprometendo a segurança e a organização”, afirma o parlamentar.

 

Resposta da Prefeitura

Em resposta, a Prefeitura informa que a tabela horária da linha regular denominada Campus, responsável pelo atendimento ao Senai, permanece inalterada. “O atendimento continua sendo realizado de acordo com a tabela vigente, a qual pode ser consultada também por esse link. Esclarecemos que, desde a implementação desta tabela, não houve redução no número de atendimentos, mantendo-se a regularidade e a continuidade dos serviços ofertados aos usuários”.

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana realizará acompanhamento técnico in loco e também por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) e das câmeras internas dos veículos. “O objetivo é identificar períodos de superlotação acima do limite estabelecido e, se confirmada a necessidade, promover adequações na oferta de viagens para atender à demanda dos estudantes”, declara.

 

Outras demandas

Além de os alunos enfrentarem ônibus lotados e clima de insegurança em relação ao transporte público, o coordenador pedagógico do Senai, Anderson Campanharo, apontou outros problemas relacionados ao trânsito no local e que foram encaminhados pelo parlamentar (documentos 3864, 3865, 3866 e 3867) à Prefeitura. Ele pediu reforço da sinalização, reorganização de vagas de estacionamento, criação de áreas exclusivas para ônibus fretados e instalação de câmeras de monitoramento. “Um dos entraves do trânsito local acontece durante os horários de pico, que muitas vezes coincide com maior tráfego de veículos e com o estacionamento na Avenida Professor Francisco Degni, do caminhão de gás nitrogênio que abastece o Instituto de Química da Unesp”, relata o coordenador.

 

Praça da Gruta

Angeli também esteve, juntamente com os representantes da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, nos arredores da Praça da Gruta, no Jardim Vitória, onde foram se encontrar com a aposentada Ana Beatriz Santos de Oliveira.

 

Diante das demandas levantadas pela moradora, o vereador apresentou à Prefeitura cinco indicações (3870, 3871, 3872, 3873, 3874), solicitando melhorias na Rua Ângelo Raphael Vicente, via do bairro na qual se concentra problemas de mobilidade e segurança. Nos documentos, o parlamentar aponta a necessidade de implantação de mão única em trecho crítico, reparos no asfalto, reforço da sinalização viária, construção de guia com limpeza da curva após o número 824 e instalação de tachões no mesmo ponto. “As medidas são necessárias para reduzir riscos de acidentes, garantir fluidez no trânsito e preservar a integridade de motoristas e pedestres que circulam pela região”, reitera o vereador.

 

“Nosso papel é ouvir a população, levar as demandas até a Prefeitura e cobrar soluções. Tanto no Senai quanto na região da Praça da Gruta, o que buscamos é mais segurança e organização no trânsito, garantindo que estudantes, motoristas e moradores possam circular com tranquilidade”, destaca Angeli.


Publicado em: 10 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Pedido reforça necessidade de retorno de linha de ônibus para Vila Dignidade

10 de fevereiro de 2026

Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...



Participação de Araraquara na ‘Rede Unesp Cidades’ é sugerida à Prefeitura

10 de fevereiro de 2026

A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão univers...



Sessão Ordinária: projeto quer obrigar Prefeitura a enviar carta para notificar risco de multas a infratores

09 de fevereiro de 2026

    Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...



Comércio no Carnaval

09 de fevereiro de 2026

O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...



PAT (09/02)

09 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...



Oficina de Graffiti

09 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!