Notícias



Programa de reabilitação pós-Covid é sugerido em indicação

Autor do documento é o vereador Gerson da Farmácia (MDB)

1248


Na sexta-feira (9), o vereador Gerson da Farmácia (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, encaminhou ao Executivo a Indicação nº 1.524/2021, apontando a necessidade de se criar um programa para reabilitação de pacientes após a alta hospitalar de internação por Covid-19. “Dados do Ministério da Saúde mostram que, mesmo após a cura da Covid-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença depois que deixam as UTIs ou enfermarias”, explica o parlamentar. “A implantação deste programa poderá garantir a recuperação completa desses pacientes.”

O vereador aponta que entre as principais sequelas documentadas, resultado de estudos com pacientes que se recuperaram do novo coronavírus, estão as motoras, pulmares, psicológicas e nutricionais. Ele sugere a utilização da estrutura do Centro Especializado em Reabilitação (CER) "Dr. Eduardo Lauand" para atender a esses pacientes. “O serviço já conta com diversos serviços de reabilitação, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e enfermagem. A Prefeitura poderia realizar um estudo de viabilidade para efetuar os procedimentos do programa nesse local.”

 

Experiências bem-sucedidas

Araraquara não seria a primeira cidade a implantar um programa de recuperação pós-Covid. A necessidade de prestar apoio a pacientes depois de longos períodos de internação em enfermaria ou UTI, muitas vezes com intubações, tem se mostrado urgente em praticamente todos os municípios em seu enfrentamento à pandemia.

No estado do Piauí, por exemplo, o tratamento de reabilitação para pacientes com sequelas neurológicas e respiratórias decorrentes da Covid-19 é feito, de forma gratuita, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, e no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Parnaíba. Os pacientes são encaminhados por médicos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Municipal “José Lucas Filho”, de Contagem (MG), participa do Projeto Reab, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o objetivo de promover a reabilitação após a alta hospitalar. O hospital recebeu equipamentos e treinamento, e já começou a registrar quedas nas reinternações decorrentes de problemas de saúde pós-Covid-19.

Outra cidade que está trabalhando na reabilitação é Santos (SP), onde foi aberto um ambulatório pós-Covid pela Secretaria Municipal de Saúde, destinado a pessoas que foram hospitalizadas e ficaram com sequelas motoras e/ou respiratórias, além da saúde emocional abalada. Os atendimentos são realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e na Seção de Recuperação e Fisioterapia (Serfis), após encaminhamento pelos equipamentos da rede municipal de saúde. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e profissionais de enfermagem. Eles desenvolvem um projeto de tratamento individual, de acordo com as sequelas apresentadas pelo paciente. De acordo com os profissionais, as mais comuns estão cansaço, falta de ar, fraqueza muscular e abalo psicológico.

O objetivo do Projeto Reab é promover a reabilitação dos pacientes após a alta hospitalar, reduzindo o número de reinternações por conta de problemas associados à Covid-19. O processo permite uma alta segura aos internados, baseado em experiências que tiveram êxito em outros protocolos clínicos usados como objeto de estudo. Os pacientes saem da internação e continuam acompanhados, para que não retornem ainda com complicações da Covid-19.

O Hospital Municipal de Contagem recebeu equipamentos que auxiliam no atendimento aos pacientes e, além disso, equipes passaram por treinamento com profissionais do Sírio Libanês e do Ministério da Saúde.


Publicado em: 13 de abril de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!