Notícias



Projeto aprovado prorroga por mais 10 anos reserva de vagas para negros em concursos públicos municipais

Lei atual terá prazo encerrado no dia 8 de abril; proposta segue agora para sanção da Prefeitura

1155


Durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na última terça-feira (1º), foi aprovado pelos vereadores o projeto de lei que prorroga por mais 10 anos a vigência da Lei Municipal nº 8.436, de 25 de março de 2015, que instituiu a reserva de vagas para negros (20%) em concursos públicos municipais.

 

A norma atualmente vigente terá seu prazo encerrado em 8 de abril, conforme disposto no artigo 6º da referida lei. Segundo o Executivo, a prorrogação se justifica pela necessidade de continuidade das políticas afirmativas, que se mostram indispensáveis para a promoção da igualdade racial e a redução das desigualdades históricas enfrentadas pela população negra no acesso ao mercado de trabalho, especialmente no setor público.

 

No âmbito federal, o Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7.654, já se manifestou sobre a importância de se evitar uma interrupção abrupta das ações afirmativas, indicando que o término da vigência de tais medidas sem prévia e criteriosa avaliação dos resultados alcançados contraria os princípios constitucionais que garantem a promoção da igualdade e a vedação ao retrocesso social.

 

“Ademais, cabe ressaltar ainda que o Estado brasileiro assumiu compromissos internacionais ao ratificar a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, promulgada pelo Decreto nº 10.932, de 10 de janeiro de 2022, que impõe a adoção de políticas de promoção da igualdade racial em diversos âmbitos, inclusive no acesso ao emprego público”, pontua a Prefeitura.

 

Ainda segundo a Administração Municipal, a prorrogação da vigência da Lei Municipal nº 8.436/2015 permitirá uma avaliação mais aprofundada e criteriosa sobre os impactos positivos alcançados até o presente momento, além de evitar situações de insegurança jurídica, especialmente considerando concursos públicos em andamento ou planejados para ocorrerem em futuro próximo.

 

“Entendemos estar plenamente justificada a sua apresentação como forma de garantir a manutenção e o fortalecimento das políticas públicas afirmativas destinadas à inclusão racial e social no município”, completa o Executivo.

 

Fala, vereador!

Durante a discussão e votação do projeto, o vereador Aluisio Boi (MDB) pontuou que tudo o que for feito para, de alguma forma, recuperar o que a história fez na escravidão, vai ser muito pouco. “A gente não vai conseguir reparar, não estaremos vivos para ver a reparação justa do que foi a escravidão no nosso país.”


Publicado em: 02 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Comunicador Alceu Patrício é homenageado com Título de Cidadão Araraquarense

11 de dezembro de 2025

  Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos.   A homenagem foi propo...



Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...



Santo Onofrezinho (21/12)

11 de dezembro de 2025

A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...



Vacinação gestantes (11/12)

11 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Mulher Segura (11/12)

11 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Araraquara implantou 1,2 mil rampas de acessibilidade nos últimos 7 anos

10 de dezembro de 2025

No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!