Publicado por: Foto: Freepik
1521
O Projeto de Lei nº 81/2025, intitulado “Milhas Públicas, Destino Certo” pelo vereador Balda (Novo), autor da proposta, foi aprovado por unanimidade na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (8). A proposta dispõe sobre a titularidade e o uso das milhas aéreas acumuladas em passagens adquiridas com recursos públicos do Município.
Segundo o parlamentar, o objetivo central da proposta é garantir que os pontos acumulados em programas de fidelidade de companhias aéreas sejam utilizados exclusivamente para viagens a serviço da administração pública municipal, promovendo maior transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
“A medida visa a coibir o uso indevido desses benefícios, assegurando que as milhas — por serem geradas a partir de passagens compradas com dinheiro público — pertençam ao município e sejam revertidas em ações de interesse coletivo”, pontua Balda.
De acordo com o texto aprovado, fica proibido o uso das milhagens acumuladas por agentes públicos (político ou servidor) em viagens de caráter pessoal. A regulamentação sobre a forma de utilização desses pontos ficará a cargo de cada Poder — Executivo e Legislativo —, que poderá adotar modelos próprios de gestão, como a criação de um banco unificado de milhas ou a adoção de cartões corporativos com planos de fidelidade ou cashback, desde que em conformidade com a legislação vigente.
O vereador destaca que o projeto tem como propósito assegurar transparência, economicidade e responsabilidade no uso dos recursos públicos. Segundo ele, a iniciativa permitirá ao Município acumular e gerir milhas em benefício da coletividade, gerando economia em futuras viagens e maior controle sobre os gastos com deslocamentos.
Histórico
De acordo com o parlamentar, o PL nº 81/2025 foi protocolado em março deste ano e, ao longo de sua tramitação, recebeu pareceres técnicos favoráveis, além do apoio de outros vereadores. “Durante as discussões em Plenário, a proposta foi reconhecida como um avanço importante na promoção das boas práticas de governança e no combate ao desperdício de recursos públicos.”
Próximos passos
Com a aprovação na Câmara Municipal, o projeto segue agora para sanção do Executivo. “A expectativa é de que o Executivo avance na regulamentação da medida, estabelecendo os mecanismos administrativos necessários para o controle e uso das milhas no âmbito da Prefeitura”, diz Balda.
No entendimento do vereador, foi dado um passo importante em direção à transparência e ao uso correto do dinheiro público. “O que é gerado com recursos do Município não deve servir para vantagens pessoais. Essas milhas pertencem ao Município. Como cada Poder tem autonomia, caberá à Prefeitura e à Câmara definir os trâmites mais adequados para a aplicação da lei, respeitando a legislação vigente e promovendo a economia.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) sugere a implantação de uma faixa exclusiva para motocicletas na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, conhecida como V...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.