785
A coordenadora de desenvolvimento urbano Alessandra Lima, juntamente com sua equipe, apresentou, na tarde da terça-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, o projeto para o Parque dos Trilhos a representantes de diversas secretarias. Estiveram presentes os vereadores Elias Chediek (PMDB), Jair Martineli (PMDB), Donizete Simioni (PT), Geani Trevisóli (DEM), Rodrigo Martins (PPL) e João Farias (PRB).
“Essa reunião é uma oportunidade para compartilharmos o que temos de levantamentos, diagnósticos e informações para discutirmos com todas as secretarias a possibilidade da implantação e para que tenhamos uma maior eficiência”, afirmou a coordenadora.
O Parque dos Trilhos seria dividido em sete áreas: Centro de Atividades para Idosos e Habitação de Interesse Social, onde ficariam a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social; Centro Gastronômico/ Economia Criativa (Secretaria da Agricultura); Centro de Cultura e Educação (Secretaria da Cultura e Coordenadoria de Turismo); Centro Cívico e Tecnológico (Prefeitura e 11 secretarias, Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, Banco do Povo e Câmara Municipal); Centro Esportivo/ Araraquara Olímpica (secretarias de Saúde e Esporte e Lazer); Cidade Judiciária/ Habitação; e Unidade de Vizinhança (serviços públicos, esporte e lazer).
De acordo com Elias Chediek, presidente da Câmara, serão encaminhadas cópias desse estudo às secretarias para que o projeto seja melhor discutido. “Depois realizaremos uma nova reunião para ouvir sugestões e ideias para as questões técnicas de cada setor”, explicou.
Presente no encontro, o coronel João Batista de Souza Jr, secretário municipal de segurança pública destacou que há a necessidade de a população se apropriar da área. “Não existe efetivo para toda essa área. Deve-se pensar no videomonitoramento do espaço”, alertou.
Durante o debate, também foi levantada a questão dos alagamentos na Via Expressa, mas, segundo Alessandra, “estão previstas quatro lagoas em torno do rio do Ouro para fazer a drenagem dessa água”. Chediek complementou informando que haverá uma nova captação de toda a água da Vila Xavier.
O projeto traria uma “nova cara” para Araraquara. “Teremos estações de trem (VLT – veículo leve sobre trilhos) a cada quilômetro, em média, com centros comerciais, como se fosse um metrô. A cidade toda terá acesso a essa área e se concentrará nesse parque. E para isso, é necessário existir um projeto para conseguirmos os recursos”, finalizou o presidente do Legislativo.
Donizete Simioni, membro da comissão do Parque dos Trilhos, apontou que o estudo já está bastante avançado. “Está tudo consignado no nosso Plano Diretor. Já existe uma lei, e isso é fundamental para avançarmos. Não é um projeto para um prefeito, para um mandato, é para o futuro da nossa cidade”, destacou o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.