Notícias



Projetos que alteram parcelamento do solo serão votados nesta semana

Na sexta-feira (10), Executivo, vereadores e população discutiram tema em audiência pública

158


Após a chegada dos projetos de Lei Complementar nº 34/2021 e Lei Complementar nº 35/2021 na Câmara, o vereador Paulo Landim (PT) solicitou, por meio do Requerimento nº 1.088/2021, a realização da 2ª audiência pública para discutir alterações no Plano Regulador de Parcelamento do Solo de Araraquara.

O debate aconteceu na noite da sexta-feira (10) e contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto, do presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB), dos vereadores Hugo Adorno (Republicanos), Lucas Grecco (PSL), Paulo Landim (PT) e Gerson da Farmácia (MDB), bem como de cidadãos interessados no assunto.

As proposituras, de autoria do Executivo, propõem modificações nas leis complementares nº 850 e nº 851, de 2014, visando adequações, respectivamente, no Plano Diretor e no Plano Regulador de Parcelamento de Solo.

Uma das alterações sugeridas é a redução da chamada “fração ideal mínima” de condomínios urbanísticos (área de utilização exclusiva somada à fração da área de uso comum do condomínio urbanístico). Atualmente, a fração ideal é de 300m². De acordo com Sálua, o objetivo é incentivar a implantação de condomínios horizontais para todas as classes, uma vez que a exigência de uma elevada fração torna inviável a compra destes por pessoas com renda mais baixa. “Equilibrar a densidade do condomínio é fundamental. Ao invés de só adensar com verticalização, no mesmo lugar de um prédio, podemos colocar casas. Eu não posso falar que o condomínio horizontal é apenas para a classe alta; isso não é um planejamento para a cidade toda, apenas para alguns. Nós queremos uma cidade acessível para todos, uma cidade com qualidade para todos”, explicou. Há também a adequação da lei municipal à legislação nacional ao estabelecer a tipologia de “loteamento de acesso controlado”, em substituição ao “loteamento fechado”.

Outra modificação proposta é em relação ao ajuste de percentual de áreas públicas que podem ser permutadas por obras de interesse público. A alteração seria dos atuais 7% de área institucional e 3% patrimonial para 7% patrimonial e 3% institucional. A soma das áreas continuaria sendo de 10% da gleba parcelável. Segundo justificativa da Prefeitura, o município passaria a ter um landbanking mais inteligente, para que tenha diversos usos em cima dessas áreas, inclusive permuta por equipamento público no próprio loteamento.

Outro ponto abordado na audiência pública foi a proposta de adequações na definição dos Ciecos (Corredores de Integração Ecológica) — situados entre 30 metros e 100 metros de distância de rios e córregos, logo após as áreas de preservação permanente, compatibilizando a legislação municipal com resolução estadual.

Por fim, Sálua detalhou a proposta de entrega das obras de infraestrutura desses empreendimentos de forma faseada, ou seja, separada por fases. A mudança beneficiará, num exemplo prático e atual, proprietários de um loteamento em construção na região norte da cidade, que temem ter que aguardar até oito anos para ter acesso à casa.

Após a realização do debate, os projetos serão discutidos e votados pelos vereadores em duas sessões extraordinárias, que serão realizadas nos dias 15 (quarta-feira) e 17 de dezembro (sexta-feira), ambas às 15 horas. As proposituras precisam de duas aprovações na Câmara, sendo, depois, sancionado pelo Executivo para entrar em vigor. Você pode acompanhar a votação pelo Canal 17 da Net, Facebook e Youtube.


Publicado em: 13 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiências públicas da LDO 2025 têm início nesta segunda-feira (13)

10 de maio de 2024

  O orçamento municipal para o próximo ano já está sendo elaborado. Mais uma etapa da sua construção, com apresentação das diretrizes, metas e prioridades, vai ocorrer nos dias 13, 15, 22, 23 e 27...



Agenda Cultural – 10/05

10 de maio de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (10), das 18 às 22 horas, tem Feira da Lua – edição comemorativa: 5 anos na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com discotecagem de MPB. No sábado (11)...



Agenda Esportiva – 10/05

10 de maio de 2024

Basquete feminino O Sesi Araraquara volta à quadra nesta sexta-feira (10), às 21 horas, para enfrentar o Corinthians no Ginásio do Clube Paulistano, em São Paulo, em jogo válido pelo returno da Li...



Audiência na Câmara debate responsabilidade dos municípios na segurança pública

10 de maio de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na noite de quinta-feira (10) abordou o papel dos municípios na gestão da segurança pública. O evento foi convocado e m...



Pint of Science (10/05)

10 de maio de 2024

Na segunda, terça e quarta-feira (dias 13, 14 e 15 de maio), Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora d...



Fatec – Vestibular (10/05)

10 de maio de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!