1226
O programa Visão do Futuro realiza acompanhamento para a prevenção e recuperação da saúde ocular em crianças de 6 a 7 anos, matriculadas no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública estadual.
Entendendo o programa como importante, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu à Prefeitura a adesão e publicização do Visão do Futuro em Araraquara, por meio de parcerias, principalmente com o Governo do Estado de São Paulo.
“O programa Visão do Futuro poderia agregar consistência aos exímios projetos realizados pelo poder público municipal, contribuindo para a saúde, bem-estar e futuro da população atendida. Alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental receberiam acompanhamento oftalmológico”, avalia o parlamentar.
Clemente explica que, no projeto, os professores são treinados para realizar testes de acuidade visual em sala de aula. “Todos os alunos que apresentarem dificuldade de leitura, sintomas ou sinais de doenças oculares serão encaminhados para consulta com especialistas nas unidades de saúde do Estado”, detalha.
Após a consulta, as crianças que necessitarem receberão pares de óculos. “Os alunos que precisarem de acompanhamento serão encaminhados para tratamento especializado. O acompanhamento é feito até o segundo ano do Ensino Fundamental, quando as crianças que já receberam óculos passam por uma nova avaliação nos mutirões de saúde promovidos pelo programa”, completa o vereador.
Sobre o programa
O Visão do Futuro é uma iniciativa das secretarias da Educação do Estado e município de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo dados de outubro de 2017 do programa, entre 2009 e 2016 foram entregues 55.982 pares de óculos aos alunos, 1.022.586 alunos foram avaliados em sala de aula e 130.760 alunos participaram de consultas com especialistas.
Mais detalhes podem ser conferidos em www.educacao.sp.gov.br/visao-futuro.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.