2234
No fim de março, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura requisitando informações sobre o Programa Municipal de Transporte Escolar de Araraquara.
“Há relatos de estudantes chegando atrasados na escola, passando mais de 1h30 no veículo no retorno para casa e que estão perdendo o café da manhã oferecido pela escola devido a atrasos na chegada do ônibus escolar. Temos recebido também relatos sobre as péssimas condições na prestação do serviço, incluindo falta de zeladoria e manutenção dos veículos”, pontuou o parlamentar.
No documento, Angeli afirma que os responsáveis pelos estudantes entraram em contato com o gerente de Transporte Escolar, Suprimentos e Infraestrutura do Núcleo de Gestão de Suprimentos, Almoxarifado e Transporte (NGSAT), e foram informados sobre a necessidade de incluir outro ônibus na linha, mas que até o momento as melhorias solicitadas não foram atendidas.
O vereador questionou a Prefeitura sobre o protocolo estabelecido para a manutenção e zeladoria dos veículos utilizados no Programa Municipal de Transporte Escolar em Araraquara e como está sendo monitorada a pontualidade dos veículos em relação aos horários de chegada e saída nas escolas, especialmente considerando os relatos de atrasos significativos e impactos na rotina dos estudantes.
“Quais medidas concretas foram tomadas desde os relatos iniciais das péssimas condições do serviço até o momento presente, há um plano específico para lidar com situações mencionadas e qual é a atual disponibilidade de recursos, incluindo veículos e equipe, para garantir um serviço adequado de transporte escolar em Araraquara?”, perguntou o parlamentar.
Angeli indagou ainda sobre como estão sendo alocados e gerenciados os recursos para otimizar o serviço e pediu a relação dos ônibus que fazem as linhas escolares, contendo placa, ano de fabricação, quantidade de alunos transportados e o itinerário do veículo que atende a Emef Rafael de Medina passando pelo Condomínio Alto da Boa Vista, além cópias dos contratos, demonstrando todas as alterações realizadas, como renovações, uma vez que a prestação de serviço por essa empresa já acontece há anos.
“Diante dos relatos recebidos e do conhecimento do gerente do NGSAT sobre o assunto, quais ações foram tomadas e por que não foram implementadas?”, questiona o vereador.
Angeli destaca ainda que “garantir a qualidade e a eficiência do transporte escolar em nossa cidade impacta diretamente na rotina e no bem-estar dos estudantes. Os relatos de atrasos e más condições dos veículos são preocupantes e merecem atenção. É preciso transparência e compromisso com a educação como princípios fundamentais para o desenvolvimento de Araraquara”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.