Notícias



Readequação da coleta de resíduos sólidos domiciliares é sugerida ao Executivo

Vereadora Filipa Brunelli (PT) entende que atual realidade piorou ainda mais situação dos trabalhadores

1074


Avaliando como “deplorável, desumana e de exploração dos trabalhadores”, a vereadora Filipa Brunelli (PT) fez a Indicação nº 571/2022, nesta quinta-feira (27), solicitando a readequação da coleta de resíduos sólidos domiciliares no município.

“O Ministério Público do Trabalho (MPT) exigiu que a Prefeitura removesse o ‘estribo’, onde os garis subiam na traseira do caminhão. No meu ponto de vista, foi uma decisão plausível, pois a situação dos garis era deplorável. Porém, a atual realidade piorou ainda mais a situação desses profissionais”, alerta a parlamentar.

Filipa entende que “o Poder Judiciário obrigou o Poder Executivo a tomar providências e mudanças a curto prazo, porém devemos pensar em melhorias para esses profissionais e não sobrecarregá-los. O que pudemos observar no primeiro dia, já no novo modelo, foi uma situação no mínimo deplorável, desumana e de exploração dos trabalhadores. Eles precisam correr atrás dos caminhões recolhendo o lixo por mais de 60 quilômetros diariamente”.

Para a vereadora, o modelo atual representa não somente um grande equívoco de condução, mas também de déficit de recursos humanos, defasagem no serviço prestado e qualidade de vida aos trabalhadores.

No documento, a parlamentar apresentou o modelo colocado em prática no município de Praia Grande-SP. “A cidade adequou seus caminhões com uma galeria de ferro com assentos para os garis, quatro garis por caminhão e a cada três quarteirões são revezados os coletores que farão o percurso a pé para a coleta, garantindo uma redução do esforço físico deles.”

“Sabemos que o melhor modelo de coleta não é o realizado em países subdesenvolvidos e, sim, a automatização da coleta, sabemos ainda que é impossível a mudança do sistema do dia para noite, não somente pela situação orçamentária dos municípios, em específico nossa cidade, mas também pela própria cultura em exercício pela sociedade no que tange à coleta e ao tratamento de resíduos sólidos domiciliares”, afirma Filipa.

A vereadora finaliza destacando que “não podemos punir os trabalhadores por uma decisão judicial e uma má decisão no plano executado”.


Publicado em: 27 de janeiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento aponta falta de segurança no entorno de escola no Parque São Paulo

07 de novembro de 2025

A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...



Documento questiona funcionamento atual do Terminal de Integração e aponta reclamações de usuários

07 de novembro de 2025

O impacto das recentes mudanças no transporte coletivo de Araraquara foi questionado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no Requerimento nº 1979/2025, no qual ele solicita à Prefeitura informaçõ...



Diploma Valor Militar é entregue na Câmara a atiradores e monitores do Tiro de Guerra

07 de novembro de 2025

O Plenário da Câmara recebeu na manhã da quinta-feira (6), mais uma edição da entrega do “Diploma Valor Militar”, que desde o ano 2000 reconhece os melhores atiradores e monitores do Tiro de Guerra...



Após Audiência Pública, grupo de trabalho debaterá projeto sobre IPTU Progressivo no Tempo

06 de novembro de 2025

Grupo de trabalho formado por vereadores, Poder Executivo e sociedade civil debaterá possibilidades de ajustes e modificações no projeto que prevê a implementação, em Araraquara, do chamado IPTU Pr...



Araraquara possui 33 quarteirões pavimentados com paralelepípedos

06 de novembro de 2025

Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diver...



Maracatu (07/11)

06 de novembro de 2025

A partir desta sexta-feira (7), até o domingo (9), haverá a 2ª Semana do Maracatu, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, acontecerão oficinas, ro...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!