Notícias



Recanto dos Nobres enfrenta problemas com alagamentos e buracos

Vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou emenda à LOA e cobrou serviços de manutenção e investimentos da Prefeitura


No período de chuvas, muitas vezes, o tráfego de veículos pelo bairro Recanto dos Nobres, em Araraquara, fica comprometido devido a pontos de alagamento. A precariedade do sistema de drenagem e escoamento das águas pluviais foi descrita pela vereadora Luna Meyer (PDT) no Requerimento nº 815/2021, em que cobra investimentos da Prefeitura. Em resposta, a Secretaria Municipal de Obras informou que o local passa por manutenção periódica e que não há previsão orçamentária para obras de infraestrutura na região.

No documento parlamentar, Luna pediu a relação completa dos contribuintes e o montante arrecadado com o pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no bairro entre os anos de 2019 e 2021, assim como a quantidade de inadimplentes. Também solicitou a relação de serviços de manutenção e melhorias executados no bairro no período e questionou se há algum estudo para melhorar o sistema de drenagem e escoamento das águas pluviais, como, por exemplo, por meio da construção de sistemas dissipadores de energia.

Luna relata ainda que recebeu diversas reclamações de moradores da região sobre falta de infraestrutura. “Em visita ao bairro, foi averiguado que os sistemas de drenagem e o escoamento de águas pluviais são precários, não sendo suficientes, causando diversos pontos de alagamento no bairro e na estrada de acesso”, afirma a vereadora.

No ofício enviado pela Prefeitura, foram anexados os demonstrativos de pagamentos de IPTU de 2019 até setembro de 2021 de 56 contribuintes, totalizando R$ 166.265,79 em arrecadação. Não há informações sobre inadimplentes. Sobre os serviços solicitados pela vereadora, o secretário municipal de Obras, Sérgio José Pelícolla, afirmou que o local passa por manutenção periódica. “Quanto aos sistemas de drenagem, as cacimbas encontram-se adequadas e também serão limpas durante a manutenção periódica.”

Luna afirma que pretende protocolar um novo requerimento a respeito dessas manutenções que, ao seu ver, estão demorando demais para serem realizadas. “No dia 19 de novembro, houve chuvas massivas e alagamentos em toda a via que dá acesso ao bairro, causando transtornos à população mais uma vez.”

Em relação à possibilidade de implantação de infraestrutura de galeria coletora de águas pluviais e pavimentação asfáltica, o titular da pasta declarou, na resposta, que “não há previsão orçamentada para este e o próximo ano fiscal e, considerando que o custo para implantação é alto, há que se obter verbas ou emendas estaduais e/ou federais”.

“Durante a 8ª Sessão Extraordinária, que aconteceu no dia 16 de novembro, a Câmara Municipal aprovou a Emenda nº 22/2021 à LOA [Lei de Diretrizes Orçamentárias], no valor de R$ 300 mil, protocolada pela vereadora e destinada especificamente para a manutenção das estradas do Recanto dos Nobres”, informa Luna. “Compreendo que tudo requer verba, mas deixar toda a população de um bairro sem manutenção de suas vias desde 2017 e dependendo exclusivamente do envio de emendas de deputados é um tanto quanto desrespeitoso para com cidadãos que pagam seus impostos em dia e que são tão merecedores dos serviços da Prefeitura quanto quaisquer outros. Eles precisam ser priorizados em algum momento”, conclui.


Publicado em: 24 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Programa Sandbox busca incentivar desenvolvimento de produtos inovadores

29 de novembro de 2021

O ambiente de teste, sandbox, permite que as empresas, principalmente iniciantes, possam oferecer e testar novos produtos e serviços no âmbito de cidades inteligentes, sem as limitações impostas pe...



Curso de Bioconstrução será ofertado à população em 2022

29 de novembro de 2021

A vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou a Indicação n°4250 para que seja ofertado o curso de bioconstrução para a população em situação de vulnerabilidade social. Para Filipa, a iniciativa vai...



Câmara aprova emendas para as PICS e Programa para Uso de Cannabis Medicinal

29 de novembro de 2021

No início do mês (4), a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê o orçamento de Araraquara para 2022. As propostas foram aprovadas em Plenário, dura...



Programa Retoma SP é indicado para impulsionar economia de Araraquara

29 de novembro de 2021

O Programa Retoma SP, lançado em setembro pelo governo estadual, prevê meio bilhão de reais em investimentos para os setores mais afetados durante a pandemia da Covid-19. No dia 26 de novembro, o v...



Vereadores votam criação de estacionamento para bicicletas e outros projetos

29 de novembro de 2021

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara se reúnem novamente na tarde desta terça-feira, dia 30, para discussão e votação dos projetos da 45ª Sessão Ordinária. Na Ordem do Dia, inicialmente,...



Lei sancionada fortalece políticas públicas para as mulheres

26 de novembro de 2021

Em ato realizado na Prefeitura na tarde da sexta-feira (26), foi sancionada a Lei Municipal nº 10.325/2021, de autoria das vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Thainara Faria (PT) e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!