1456
No mês de agosto, o vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo, Rafael de Angeli (PSDB), protocolou o Requerimento nº 688/2022, solicitando informações sobre o recapeamento asfáltico realizado em trechos específicos de vias do município.
Recentemente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos respondeu ao parlamentar, informando que o recapeamento é executado de acordo com diversos critérios, como: gravidade da situação, fluxo da via e disponibilidade de recursos.
“As vias que se caracterizam como prioritárias são alocadas em lotes licitados de acordo com recursos e prazos específicos de emendas recebidas, as quais recebem aporte de contrapartida municipal, a fim de viabilizar a execução dos trechos”, explica.
O setor acrescenta que existe um lapso temporal entre a vistoria técnica para elaboração de projetos e a autorização do governo estadual ou federal para início das obras, o que pode gerar um desgaste natural maior em trechos que não foram antes incluídos.
Quando questionado sobre trechos que receberam a benfeitoria, o órgão respondeu que “a Rua Expedicionários do Brasil foi recapeada no trecho entre as avenidas Infante Dom Henrique e 36, em 2018. A Avenida São Geraldo, por sua vez, não possui emenda destinada para seu recapeamento no momento”.
Angeli julga a atitude como desvantajosa aos cofres públicos. “Em vez de adequar efetivamente essas obras para atender a totalidade de vias que necessitam, a Prefeitura parece que tem feito um planejamento ineficaz, que demanda, muitas vezes, de ‘retrabalhos’ e de mais dinheiro público gasto de forma desnecessária”, explica o parlamentar.
Ao final do documento, pode ser analisada uma planilha com detalhamento de recapeamentos realizados na cidade este ano, com especificação de locais e valores.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.