Notícias



Reunião discute ações contra o uso de cerol



288


Os registros de ocorrências envolvendo linhas cortantes aumentam durante as férias escolares, nos meses de junho e julho. Por isso, a vereadora Juliana Damus (PP) organizou uma reunião, na manhã da última segunda-feira (8), entre a Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM), CPFL Paulista e setor de Posturas do município para debater ações que deverão ser realizadas nesse período.

De acordo com a vereadora, a discussão envolve dois momentos: uma campanha de conscientização contra o cerol nas escolas públicas (municipais e estaduais) e uma ação com o objetivo de abordar pessoas usando ou vendendo linhas cortantes.

A campanha deverá ocorrer no fim de maio, quando equipes da GCM e da PM farão palestras sobre o risco de utilizar linhas cortantes, como o Cerol e linha chilena, em pipas. Eles irão abordar, também, junto à empresa CPFL, os perigos de soltar pipas próximo à fiação elétrica.

“É importante alertarmos tanto as crianças, que brincam de soltar pipas, quanto os responsáveis por elas. Esta brincadeira pode causar grandes estragos, inclusive, levar uma pessoa à morte”, enfatizou Juliana. “Sem contar que uma linha enroscada em um fio de energia pode trazer transtornos a uma região inteira, deixando-a sem luz”.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Junior, explica que as palestras sobre o cerol nas escolas municipais serão ministradas por equipes da GCM, através de um novo programa chamado ‘Guardando o amanhã’, iniciado, recentemente, na EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza, no Jardim Indaiá. Esse programa deve seguir o cronograma do ‘Prefeitura nos Bairros’.

Já a Polícia Militar, realizará palestras nas escolas estaduais, por intermédio das equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em parceria com técnicos da empresa CPFL, que deverão levar exemplos dos problemas causados por linhas cortantes.

 

Ação

Ficou estabelecido que a ação será realizada em conjunto entre a Policia Militar, Guarda Civil Municipal, setor de Posturas da Prefeitura e Conselho Tutelar. Serão fiscalizados estabelecimentos comerciais e, caso tenha venda de linhas cortantes, os proprietários serão enquadrados na Lei Complementar nº 310, que proíbe a comercialização e uso de “cerol” e produtos simulares em linhas ou fios, com a pena de multa.

Crianças e adolescentes que forem flagrados na prática dessa atividade serão encaminhados ao Conselho Tutelar, juntamente com seus pais ou responsáveis, para as providências cabíveis, e todo o material utilizado será apreendido.

Também participaram da reunião, o capitão Ricardo Domingos Junior e o Tenente Richard Braga Tonn da Polícia Militar; Tatiane Messiano do setor de Posturas da Prefeitura; e Ricardo Zavarizi da CPFL.

 

Assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)


Publicado em: 09 de maio de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural - 08/07

08 de julho de 2025

Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...



Agenda Esportiva – 08/07

08 de julho de 2025

Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...



Abre e fecha: 9, 10 e 11

08 de julho de 2025

A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...



Obra de revitalização em estádio da Vila Xavier é alvo de questionamentos

08 de julho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...



Câmara promove Audiência Pública com o tema ‘Políticas culturais que apoiam músicos e cantores’

08 de julho de 2025

Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...



Projeto quer instituir Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Araraquara

07 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!